NOTÍCIA ANTERIOR
ABC recebe remédios contra a gripe A
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chocolate pode ser bom remédio para doentes hepáticos
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/04/2010 | Saúde e Ciência
Secretário anuncia Hospital do Idoso
Há 13 dias respondendo por duas das maiores Secretarias de Santo André, de um lado, Saúde, e do outro, Orçamento e Planejamento, Arnaldo Pereira afirmou que não sente dificuldades em acumular os cargos e que focará em prevenção no que diz respeito a gestão da Saúde; evitando, assim, grandes demandas nos locais de atendimento da cidade. O chefe das Pastas anunciou com exclusividade ao ABCD Maior a doação de prédio para implementar o Hospital do Idoso e disse que cinco UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) serão construídas até 2012.

ABCD MAIOR – Em que condições o senhor encontrou a Pasta de Saúde e o que será priorizado a partir de agora?

ARNALDO PEREIRA – Já são 10 dias acumulando as duas Pastas (a entrevista foi realizada quarta-feira, 14/04). A Secretaria vinha caminhando normal, com as demandas e rotina em dia. Agora, precisamos misturar a questão técnica com a de gestão. O prefeito (Aidan Ravin/PTB) está ajudando ativamente, uma vez que não tenho formação médica, mas entendo que nem preciso. Tenho de ser gestor público e saber onde investir. Meu principal ajudante é o prefeito que tem todo o conhecimento técnico, além, é claro, da assessoria do gabinete. Saúde é um ponto nevrálgico. Não podemos deixar faltar medicamentos, material e profissionais na rede. Existe uma rotatividade, mas estamos contratando mais cinco médicos via convênio, de imediato, para suprir isso. Vamos seguir diretrizes do Ministério da Saúde, investir no programa de Saúde da família, na prevenção para que não haja crise no futuro. Por exemplo, o diabético, terá acompanhamento para evitar agravamento e demanda no futuro.

ABCD MAIOR – Como tem sido conciliar duas secretarias tão fortes? O senhor pretende levar as duas até o final da gestão ?

PEREIRA – Tem sido corrido, mas facilita acumular por causa do orçamento. Para qualquer passo, ter o controle orçamentário e acompanhar o orçamento torna o planejamento mais fácil. Ajuda na tomada de decisão. Você consegue priorizar os recursos. É um grande desafio porque temos uma rede ampla com grande número de funcionários. Até tomar pé, leva tempo. Sobre ficar até o final, vai depender do prefeito. O fato é a vontade de o prefeito indicar a pessoa. Ele nos colocou para ficarmos até o fim. Ninguém pode trabalhar, especialmente na Saúde, com pouco tempo. Trabalhamos com horizonte até o final da gestão. Pode ou não ocorrer mudança, mas trabalhamos com foco em ações que não parem a secretaria.

ABCD MAIOR – Como você vê o fato de o prefeito ter a intenção de trazer um amigo do Interior para ajudar na Secretaria ?

PEREIRA – Todo técnico será bem vindo. A indicação do prefeito traz um “plus”, que é a confiança. Não foi colocado nenhum nome e isso nem importa. O que interessa é o aval do prefeito em reforçar a Secretaria. Todo nome que chegar para agregar será bem vindo.

ABCD MAIOR – Você terá o grande desafio ou a grande honra de participar da concretização do Poupatempo da Saúde, uma das maiores promessas de campanha de Aidan. Como avalia isso ?

PEREIRA – Esperamos entregar tudo no final de julho. É uma promessa de campanha que será entregue em um ano e meio. As obras de adaptação estão em fase final e a gestão será da Fundação do ABC, por meio de convênio entre Estado e a própria Fundação. O governo Estadual que vai custear os profissionais. Vamos acompanhar passo a passo para que não haja atraso. Será um grande orgulho.

ABCD MAIOR – Que outros projetos importantes podemos esperar para a Saúde ?

PEREIRA – Vamos iniciar em breve a adaptação do Hospital do Idoso. É um imóvel doado e já está em fase de passar a escritura para a Prefeitura. Precisa de corrimão em altura correta, banheiros adaptados, etc. Estamos esperando a escritura, pois não podemos reformar algo que não é da cidade ainda. Aí haverá a licitação para adaptar e implantar. Esperamos inaugurar até o começo do ano que vem. Fica na região central. Também temos o projeto das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Cinco projetos aprovados. Agora, vamos avaliar as necessidades, ver onde precisa. Já temos recurso federal para fazer e vamos priorizar a princípio duas onde haja terreno mais fácil para a implantação. Outras três virão depois, ao longo da gestão.

ABCD MAIOR – Que marca ou que grandes projetos o senhor pretende imprimir na Saúde ?

PEREIRA – Vamos focar muito no Programa Saúde da Família, em equipar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A ideia é concentrar esforços na prevenção mesmo, de forma que chegue no PA (Pronto Atendimento) somente casos de urgência e emergência. Faremos campanha de conscientização para que coisas rotineiras não tomem espaço das mais graves. Queremos integração das UBSs com os PAs, Centro de Especialidades e Centro Hospitalar Municipal.

ABCD MAIOR – O senhor atuou muito em 2009 como um eficaz articulador junto à Câmara. Essa atividade deve continuar neste ano ou as demandas das duas secretarias não permitirão mais o trabalho?

PEREIRA – A articulação é feita pelo secretário de Gabinete, Nilson Bonome. Continuamos ajudando e vamos conciliar sempre que necessário. O Nilson pode contar comigo.

ABCD MAIOR – À frente da Pasta de Orçamento, quais serão os destaques para este ano?

PEREIRA – Teremos audiência pública sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) no dia 20 de abril. Ao mesmo tempo, faremos a reunião do Conselho Municipal de Orçamento. É o preparo para discutir lá na frente o Plano Orçamentário. Devemos repetir a concessão de emendas para cada vereador neste ano. Deu certo, tanto que o orçamento foi aprovado por unanimidade. Já estamos liberando as verbas conforme as demandas. Algumas já foram atendidas, conforme os projetos vão ocorrendo. Se tem emenda para uma obra não licitada, não dá para fazer ainda, por exemplo. Mas, em casos de subvenção, é possível fazer e temos atendido já.

Por Clébio Cavagnolle Cantares - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.