NOTÍCIA ANTERIOR
Senado aprova obrigação de bolsista colaborar com escola pública
PRÓXIMA NOTÍCIA
Taxa de analfabetismo cai 4,3 pontos percentuais em 14 anos, diz IBGE
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/11/2015 | Educação
Secretário admite possibilidade de rever fechamento de escolas ociosas
 Secretário admite possibilidade de rever fechamento de escolas ociosas Foto: Marina Brandão/DGABC
Foto: Marina Brandão/DGABC
Diante do cenário de dúvidas, manifestações e ocupações de escolas em razão do processo de reorganização da rede de ensino paulista, o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, admite a possibilidade de rever a disponibilização de unidades de ensino ociosas, caso as diretorias de ensino julguem necessário. Em entrevista exclusiva ao Diário, na tarde de ontem, o secretário considerou positiva a movimentação de estudantes na defesa dos espaços e destacou que a secretaria não vai interferir no processo, todo delegado às dirigentes regionais de ensino.

“As diretorias fizeram o trabalho. Se houve algum movimento que, porventura, não se sustente e a diretoria diga que tem que rever, a administração entende que elas têm competência. Porque elas conhecem a história e fizeram a proposta. Não haverá interferência da administração neste sentido. A manifestação deve vir de quem fez a proposta”, enfatiza Voorwald.

Após diversas manifestações, estudantes insatisfeitos iniciaram processo de ocupar as unidades de ensino em que estudam como forma de protestar contra a disponibilização dos espaços ou transferência de alunos. Na região, alunos da EE Diadema, no Centro de Diadema, estão acampados na unidade de ensino desde segunda-feira. Ontem, jovens da EE José Augusto de Azevedo Antunes, no bairro Casa Branca, a mais antiga escola do Grande ABC, com 101 anos, e a EE Vandomiro Silveira, no Jardim Silvana, em Santo André, seguiram o exemplo.

Em Diadema, a revolta é pela transferência dos 351 alunos do Ensino Médio noturno para a EE Senador Filinto Muller, a 50 metros de distância a partir do próximo ano. Já em Santo André, os jovens pedem a reversão do fechamento da unidade.

Alunos também ocuparam a EE Professora Heloisa de Assumpção, em Osasco, a EE Castro Alves, na Zona Norte, e a EE Fernão Dias Paes, na Zona Oeste da Capital. Neste último caso, a Justiça determinou que os estudantes deixem a unidade de ensino ainda hoje.

“Acho muito bom o movimento do aluno que começa a discutir a Educação. É bom porque sempre houve o processo de destruição das escolas, vandalismo, roubos. Quem sabe estamos começando movimento neste sentido de que o aluno cobre uma Educação melhor. Mas que não fique apenas nesta questão. Que questione qualidade, presença do professor”, sugere.

O secretário ressalta ainda que está aberto ao diálogo. “Minha fala sempre foi a de que a hora em que eles quiserem conversar estamos à disposição.”

Processo fechará seis unidades escolares em três cidades da região

Seis escolas estaduais do Grande ABC encerrarão suas atividades a partir de 2016 e terão seus prédios disponibilizados para o Centro Paula Souza ou para as prefeituras para fins educacionais. O processo de reorganização da Secretaria Estadual da Educação deixará três prédios ociosos em Ribeirão Pires, dois em Santo André e um em São Bernardo. O processo afetará a rotina de 1.890 estudantes. Em todo o Estado, são 94 unidades.

Serão reorganizadas 21 escolas em Santo André, sendo que 16 delas passarão a atender ciclo único em 2016. Das 81 unidades de ensino estadual de São Bernardo, 24 passarão a atender apenas um ciclo de ensino. Em Ribeirão Pires, apenas duas escolas passarão a atender ciclo único. Já em Mauá serão quatro. Diadema terá 15 escolas voltadas a apenas um ciclo de ensino. Não houve reorganização em São Caetano e Rio Grande da Serra.

O Estado disponibiliza o endereço www.educacao.sp.gov.br/reorganizacao para consulta da situação de cada escola.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6337 dias no ar.