NOTÍCIA ANTERIOR
Vôlei Sub-21 de Mauá é campeão da segunda divisão nos Jogos Abertos do Interior
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá seleciona para operador de telemarketing e construção civil
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/11/2010 | Cidade
Secretaria implanta Procedimento Padrão da Assistência Farmacêutica para garantir qualidade
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), fez a apresentação do Procedimento Operacional Padrão (POP) para um grupo de, aproximadamente, 30 profissionais na quarta-feira (17), no auditório do Hospital Nardini. Outra apresentação havia acontecido no dia 10.

O POP trata da descrição escrita pormenorizada de técnicas e operações a serem utilizadas pelos serviços de Assistência Farmacêutica do município visando proteger e garantir a preservação da qualidade dos produtos, a uniformidade dos serviços e a segurança dos profissionais.

Os procedimentos estão relacionados ao armazenamento, recebimento, transporte, controle de validade, distribuição de medicamentos e produtos para saúde, controle de temperatura do refrigerador que acondiciona medicamentos, limpeza, conservação, responsabilidades e outros aspectos importantes ao trato de medicamentos disponíveis na rede municipal de saúde. As orientações do POP são dirigidas às 26 farmácias da rede municipal de Saúde, instaladas
nas unidades básicas e de tratamento, pronto atendimentos, centros de referência e almoxarifados, supervisionados pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica.

A formulação do POP teve como base as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Uma das normas é que todo medicamento só pode ser entregue mediante a apresentação de receita médica ou odontológica.

“Com a implantação do POP, iremos assegurar que o medicamento seja entregue ao paciente certo, na dosagem prescrita, nas melhores condições e com todas as orientações para seu melhor uso”, afirmou o secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior.

“A padronização das ações da Assistência Farmacêutica, definida por meio de normas e protocolos, é essencial para a promoção do uso racional de medicamentos no município", explicou a coordenadora da AF Melissa Spröesser Alonso.

Na atual administração, a Secretaria de Saúde contratou 22 farmacêuticos e 49 auxiliares de farmácia para atuarem na CAF. O próximo passo é a ampliação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) prevista ainda para esse ano.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.