NOTÍCIA ANTERIOR
Vacinação continua para doentes crônicos com receita, gestantes e 2ª dose para crianças
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em Mauá, Ministro da Saúde anuncia entrega de Unidade de Pronto-Atendimento
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/05/2011 | Cidade
Secretaria faz atividade na Praça 22 para promover uso racional de medicamentos
Maio é considerado o mês do Uso Racional de Medicamentos e, em comemoração a esta data, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, programou atividades informativas para que a população saiba como fazer o melhor uso dos produtos para a cura de doenças e manutenção da saúde. Nesta quarta-feira (25), na Praça 22 de Novembro, das 9h às 16h, farmacêuticos da rede municipal de Mauá irão esclarecer dúvidas da população relacionadas a medicamentos e entregar material informativo.

As informações abordarão o Programa Farmácia Popular do Brasil e os riscos a que os usuários estão sujeitos perante a má utilização de medicamentos, além de dicas sobre seu uso racional. Durante a realização da VII Conferência de Saúde de 2011, entre os dias 20 e 22 de maio, a equipe manteve um estande onde prestava orientações sobre a Assistência Farmacêutica, funcionamento das farmácias nas unidades de saúde, desenvolvimento dos processos de compra, com a adoção de protocolos de trabalho para controle da conservação, prazos de validade, demandas a serem atendidas, entre outros.

Desde 2009, a Assistência Farmacêutica promoveu a reestruturação do setor e fez a contratação de 24 farmacêuticos e 70 técnicos de farmácia, que colaboraram na reorganização do Almoxarifado da Saúde. Aproximadamente, 300 mil pessoas são beneficiadas pelo trabalho desta equipe, que é integrado à Coordenadoria de Atenção Básica.

As ações desenvolvidas pela Assistência Farmacêutica utilizam sete Procedimentos Operacionais Padrão (POP), recomendados pela Agência Nacional de Vigilância à Saúde (Anvisa), o que possibilitou desperdício ZERO nas unidades de saúde da cidade. Aproximadamente, são gastos R$ 6 milhões por ano na compra de medicamentos, o que inclui o atendimento para mandatos judiciais. A transparência com que é realizado todo este trabalho é importante também para reduzir custos desnecessários. Estes gastos são apresentados, trimestralmente, na prestação de contas para o Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores.

Os médicos da rede de Saúde de Mauá adotam a Relação Municipal de Medicamentos (Remume) nas receitas, conforme orientação da Câmara Técnica, que conta com 20 profissionais de diversas áreas da saúde. A compra de medicamentos feita pela Secretaria é realizada por meio de licitação pública, divulgada em edital, sempre observando a qualidade, menor preço e prazo de validade e de entrega, com análise de amostra e bulas.

Todo este trabalho ganhou o primeiro lugar do Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, do Ministério da Saúde, em Brasília, no dia 2 de dezembro de 2010. A cidade apresentou o projeto de articulação da rede de saúde e o avanço no uso racional de medicamentos.

Outra atividade prevista para o mês do Uso Racional de Medicamentos, em conjunto com a Atenção Básica, é a capacitação dos agentes comunitários de saúde sobre a promoção do Uso Racional de Medicamentos, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Saúde Mental, Saúde do Adulto e do Idoso. A intenção é que sejam potencializadas as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, desenvolvidas pela Estratégia Saúde da Família na cidade.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.