NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete avalia programa Mais Médicos na rede municipal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Circuito Musical de Mauá acontece nesta quinta-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/06/2014 | Cidade
Secretaria de Saúde de Mauá amplia vagas de estágios
A expectativa é que no segundo semestre o número de estagiários seja superior a 500 e abra vagas em psicologia.

Após um amplo levantamento das necessidades e possibilidades da rede municipal receber estudantes de cursos da área de saúde a Secretaria de Saúde de Mauá regulamentou a prática do estágio com vínculo direto com as instituições de ensino. Uma resolução foi criada estabelecendo as regras e obrigações das partes envolvidas. Agora é necessário que a instituição interessada firme um Termo de Cooperação Técnico, Didático e Científico e se encarregue da distribuição das vagas existentes entre os seus alunos.

Levantamento interno junto aos Núcleos de Gestão da Saúde possibilitou ampliação das vagas e campos oferecidos. Atualmente são 460 vagas ocupadas nas áreas de fisioterapia, nutrição, serviço social, farmácia, radiologia e enfermagem. A expectativa é que no segundo semestre o número de estagiários seja superior a 500 e abra vagas em psicologia.

“O estágio é um dos componentes da futura rede escola que estamos implantando,” afirma o Dr. Francisco de Assis Lopes, que integra a comissão de estágios. “Já temos o programa de residência médica e estamos incrementando a educação permanente. Assim, seguimos a orientação do Ministério da Saúde para unir o campo acadêmico com o campo do trabalho e formar profissionais nos padrões desejados pelo SUS,” completa Francisco.

Além de profissionais da secretaria de saúde a Comissão de Estágios conta com representantes das instituições conveniadas. Reuniões de avaliação e planejamento acontecem mensalmente.

“É fundamental que o aluno tenha o experimento do mundo do trabalho e essa parceria é importante também para o município, pois o atual aluno será o futuro colaborador dos equipamentos de saúde e entendendo o SUS que preconizamos na escola,” relata Rosana Passarelli, responsável técnica do Centro Educacional ETIP.

Cada grupo de estagiários é sempre acompanhado por um professor orientador, o qual tem como referência um preceptor que é um profissional da secretaria de saúde. Assim fica garantido o acompanhamento qualificado em todas as ações.

Os convênios são semestrais ou anuais, dependendo do campo de estágio. Ao final será efetivada uma avaliação e para que a instituição possa continuar sendo parceira é necessário alcançar aproveitamento de 90% nos quesitos estabelecidos. “Este mecanismo vai garantir o padrão técnico profissional,” assegura o Dr. Francisco de Assis Lopes.

Na atual regulamentação dos estágios as instituições conveniadas se comprometem com uma contrapartida para o município. De acordo com o número de alunos e horas de estágio é calculado o valor que é repassado em insumos, equipamentos ou pequenas reformas mensalmente.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.