NOTÍCIA ANTERIOR
Número de marcas de cigarro com sabor dobra em três anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Saúde orienta na escolha do peixe para a Semana Santa
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/04/2011 | Saúde e Ciência
Secretaria de Saúde alerta para cuidados com o consumo chocolate na Páscoa
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está fazendo um alerta sobre os cuidados com o consumo de chocolate durante a Páscoa. De acordo com a secretaria, nesta época do ano, o apelo para o consumo de ovos de chocolate pode levar ao exagero, o que é prejudicial à saúde.

O consumo exagerado do produto pode provocar excesso de peso e outros distúrbios relacionados, como aumento da glicemia, além de enxaqueca em decorrência da ação de substâncias vasodilatadoras. Também há risco de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.

“A grande quantidade de gordura também pode provocar quadros de diarreia em pessoas que abusam do chocolate. Para crianças, em especial, o consumo de chocolate deve ser controlado, principalmente no primeiro ano de vida, devido ao alto teor de açúcar e gordura”, afirmou Nídia Pimenta Bassit, médica da Divisão de Doenças Transmitidas por Alimentos da Secretaria.

Dietéticos

Algumas pessoas compram chocolates diet pensando em evitar calorias, mas os produtos dietéticos podem ser até mais calóricos que o chocolate normal, por conta do teor de gordura maior.

“A indicação deste produto é para pessoas que têm restrições alimentares, como aquelas com intolerância ao leite de vaca, que é substituído pelo de soja, ou, ainda, a substituição do açúcar para os diabéticos, ou seja, para as pessoas que fazem controle da glicose, e não para pessoas com restrição calórica”, explicou Bassit.

O consumidor deve dar preferência ao chocolate meio amargo. Ele contém grande quantidade de massa de cacau e pouco açúcar o que proporciona maior quantidade de nutrientes benéficos.

Benefícios

Por conter ácido oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva, o chocolate, se consumido em quantidades moderadas, pode contribuir para a elevação do bom colesterol (HDL) e a diminuição do colesterol ruim (LDL).

O chocolate também é rico em flavonóides com propriedades antioxidantes, as mesmas encontrados no vinho tinto. Consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada, o produto age como antioxidante e protetor do sistema cardiovascular. Também é considerado um antidepressivo natural, evita os sintomas da TPM e é um estimulante energético.

“Evitar exageros é a dica essencial para quem deseja ter uma páscoa saudável”, declarou a médica da Secretaria.

Por Frank Neres - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.