NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá faz nova reunião com comissão de manifestantes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pronatec abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/02/2013 | Cidade
Secretaria de Meio ambiente de Mauá define metas para 2013
Secretaria de Meio ambiente de Mauá define metas para 2013 Tânia Vieira, secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá. Crédito: Divulgação
Tânia Vieira, secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá. Crédito: Divulgação
Efetivar o Licenciamento Municipal firmado através de convênio com a CETESB. Esta é uma das muitas metas a ser alcançada pela pasta neste ano.

O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia, para a instalação de qualquer empreendimento ou atividade que possa degradar ou poluir o meio ambiente. Toda atividade econômica que cause significativo impacto ao meio ambiente deve ser submetida ao licenciamento ambiental, independentemente de outras autorizações exigidas por Lei. “Este é o dispositivo legal capaz de garantir ao empreendedor, o reconhecimento público de que suas atividades estão sendo desenvolvidas em conformidade com a legislação ambiental e em observância a qualidade ambiental”, esclareceu Tânia Vieira, secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá.

Além da legislação vigente, há um Projeto de Lei para poda e supressão de vegetação e compensação ambiental, que deverá entrar em vigor em breve. Estes são alguns dos instrumentos que dão suporte para a efetivação das ações do licenciamento, assim como a minuta de taxa pública para cobrança dos serviços que compõe a emissão das licenças ambientais, a minuta de fiscalização ambiental e a de repasse do cadastro ambiental. “Tudo isso forma um respaldo legal, para que a equipe técnica tenha embasamento e disponibilize as informações e procedimentos importantes, para os empreendedores e munícipes interessados”, explica Tânia Vieira.

Conforme propostas do Plano de Governo a Secretaria deverá criar a Escola Nascentes no Parque da Gruta, onde serão ministrados cursos, oficinas, seminários e outros ensaios para fortalecer e transformar a educação ambiental em referência regional, além de implantar o projeto Fábrica de Florestas em parceria com a iniciativa privada.

Para o Parque Guapituba estão sendo realizados estudos para a Escola Parque Guapituba, ampliando o uso desta área para a população com melhorias de infraestrutura e segurança.

A prática efetiva das Câmaras Técnicas de Resíduos, Licenciamento e Educação Ambiental, junto a Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA) também estão na pauta da pasta. O grupo que compõe o COMMA poderá formar grupos técnicos para tratar de assuntos relevantes. “Esses grupos passarão a se reunir em datas diferentes das reuniões do conselho para estudar e definir estratégias ou elaborar documentos específicos para cada tema”, explicou Tânia.

Outro objetivo da Secretaria de Meio Ambiente para este ano é iniciar com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana – PDAU. O diagnóstico da cidade será iniciado ainda no primeiro semestre, assim que o repasse financeiro, já aprovado, for liberado para o Instituto autor do projeto.
Através de proposta da Secretaria de Meio Ambiente e elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva, foi aprovado em 2012 um recurso junto ao Ministério do Meio Ambiente, que irá subsidiar futuras ações para que a implantação desta coleta seja adequada ao perfil do município.

Este plano é parte importante na viabilização da Gestão dos Resíduos Sólidos, a ser consolidado no Plano Municipal de Saneamento, composto pelos planos setoriais de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem, que serão compatibilizados após discussão em audiências públicas.

Atualmente a cidade conta com coleta seletiva através de dois sistemas:

· Ecopontos: 10 áreas espalhadas pelo município destinadas a recepção de matérias recicláveis, que passarão por aprimoramento de layout.

· PEV´s : Postos de Entrega Voluntária, espalhados em órgãos públicos, condomínios e empresas da cidade.

Os materiais coletado são encaminhados ao recém inaugurado galpão de reciclagem no Bairro Capuava, que é operado por uma cooperativa de catadores, a COOPERCATA.

Por ABCD do ABC - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.