NOTÍCIA ANTERIOR
Em Brasília prefeito reforça projeto para construção do novo SESI de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Viação Estrela de Mauá tem mais uma derrota na Justiça
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/04/2013 | Cidade
Secretaria de Educação de Mauá funciona sem alvará de segurança
Secretaria de Educação de Mauá funciona sem alvará de segurança Manoel Lopes: apontamentos sobre irregularidades no prédio da Secretaria de Educação
Manoel Lopes: apontamentos sobre irregularidades no prédio da Secretaria de Educação
Prédio público não possui AVCB porque apresentar falhas técnicas de combate a incêndios

O prédio onde funciona a secretaria de Educação da Prefeitura de Mauá desde 2010 ainda não recebeu o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), porque apresenta diversos problemas técnicos que podem gerar riscos à segurança dos funcionários. Essa constatação foi revelada pelo 8º Grupamento de Bombeiros, de Santo André, após o vereador oposicionista, Manoel Lopes (DEM), apresentar um requerimento em que pediu detalhes sobre a situação de segurança do local. De acordo com documento apresentado pelo parlamentar, nesta quarta-feira (24/04), a corporação afirmou que fez uma vistoria in loco no dia 13 de março.

Essa averiguação encontrou deficiências no sistema de o combate a incêndios, rede elétrica com fiação exposta, utilização de 13 Kg de GLP em local confinado, ausência de iluminação e sinalização para rotas de fugas, entre outros itens. Ainda de acordo com a vistoria assinada pelo comando do 8º Grupamento de Bombeiros, para a Prefeitura obter o AVCB terá de corrigir tais deficiências, apresentar um projeto técnico de adequações e solicitar nova vistoria.

Por meio de sua assessoria, o governo do prefeito Donisete Braga (PT) disse que estabeleceu, no final de março, uma comissão para fazer uma vistoria em todos os prédios públicos da cidade. A meta é fazer um levantamento das principais irregularidades nos espaços, incluindo o Paço Municipal, para promover adequações às normas de segurança. O grupo é composto por funcionários da Secretaria de Planejamento, Assuntos Jurídicos e membros do Corpo de Bombeiros.

Elefante branco - O referido prédio está instalado no centro de Mauá, próximo ao terminal de ônibus e à estação de trem. Conta com 12 pavimentos, mezanino, três auditórios, cobertura, e um anexo. Concebido em 2003 pelo ex-prefeito Oswaldo Dias (PT) para abrigar uma biblioteca, suas obras foram paralisadas durante a gestão do ex-prefeito Leonel Damo (2006-2008). Em 2009 Oswaldo Dias retomou a construção do equipamento, aberto para as atividades em dezembro de 2010. O TCE (Tribunal de Contas do Estado) chegou a apontar supostas irregularidades com a construção desse prédio, que ficou conhecido na cidade como uma obra tipo “elefante branco” (termo usado para definir uma obra pública sem utilidade). Após concluir a construção do espaço, o governo Dias o batizou como Centro de Formação dos Professores Miguel Arraes.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.