NOTÍCIA ANTERIOR
Cadeirinha de costas para motorista deixa criança mais segura
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anvisa suspende fabricação, venda e uso de produto emagrecedor
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/03/2011 | Saúde e Ciência
Secretaria da Saúde manda 1 milhão de torpedos sobre combate à dengue
Um milhão de paulistas vão receber, a partir desta semana, mensagens de texto no celular por parte da Secretaria da Saúde com alertas sobre combate à dengue. O objetivo é alertar a população sobre medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, principalmente neste momento em que o calor ainda persiste no Estado e as chuvas são menos frequentes e de menor intensidade.

"Trata-se de uma ação fundamental para disseminar uma informação importante de saúde pública. Cerca de 80% dos focos do mosquito da dengue estão no interior das residências. A ideia é, portanto, usar mensagens instantâneas para lembrar os cidadãos que a prevenção começa dentro de casa", disse Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Redução
O balanço da Secretaria mostra que o número de casos de dengue no primeiro bimestre foi 92,6% inferior ao registrado no mesmo período de 2010. Foram 3.390 casos autóctones, contra 46.050 no primeiro bimestre do ano passado.

Ao longo do segundo semestre de 2010 a Secretaria desenvolveu trabalho de capacitação de seis mil agentes em todo o Estado para aprimorar o trabalho de controle de vetores e atendimento aos cidadãos com suspeita de dengue. Foram realizadas 51 oficinas, envolvendo 330 municípios considerados prioritários.

A iniciativa teve dois objetivos fundamentais: o primeiro foi focar o controle do mosquito transmissor nas residências e em estabelecimentos com grande probabilidade de alojamento de criadouros e o segundo foi a avaliação de risco dos pacientes atendidos nos serviços de saúde, organização dos serviços e manejo clínico dos casos.

Além do trabalho realizado pelo poder público, de acordo com a Secretaria, é fundamental a mobilização de todos os paulistas, na remoção de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Isso porque 80% dos criadouros estão no interior das residências.

Por Frank Neres - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.