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DATA DA PUBLICAÇÃO 30/07/2012 | Economia
Secador para o mercado de pet shop inova com equipamentos coloridos
Secador para o mercado de pet shop inova com equipamentos coloridos Marcos Bodo: aparelho para secar pelo de cachorro tem demanda nas lojas. Foto: Andris Bovo
Marcos Bodo: aparelho para secar pelo de cachorro tem demanda nas lojas. Foto: Andris Bovo
Crescente entrada de produtos e serviços mantém o setor em alta

O microempresário de São Bernardo Marcos César Bodo entrou para o mercado pet há 21 anos acreditando no setor e nas oportunidades de negócios. O investimento em inovação mantém a empresa competitiva, principalmente, com o carro-chefe de vendas, o secador e soprador Kondor 3000, equipamento para pet-shops e que tira o excesso da água do pelo de cachorro. A novidade deste ano foi o lançamento de equipamentos coloridos, que impulsionaram as vendas. Atualmente, a empresa tem uma carteira de clientes, formada por 15 mil pet shops no País.

A crescente entrada de produtos e serviços mantém o setor em alta. De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o faturamento anual é de R$ 12 bilhões no Brasil.

O empreendedor de São Bernardo apostou no negócio e conseguiu se destacar em um cenário de grande concorrência.

A empresa familiar começou há 23 anos. No início fabricava peças de sela para cavalos e fazia manutenção e afiação em máquinas e lâminas de tosa. E foi após a dica de um conhecido sobre a demanda dos novos equipamentos para o setor pet shop que teve início a produção de outros produtos. O pai do empreendedor, Miklos Istvan Bodo, ex-ferramenteiro, conseguiu produzir os secadores e sopradores. Na época, os concorrentes eram duas empresas fabricantes no País, uma em São Bernardo e outra em Santa Catarina. Hoje, ele enfrenta o que considera uma leve concorrência com os importados.

São quatro modelos de secadores e sopradores disponíveis em nove cores diferentes. E ainda fabrica mesas e banheiras para atender o mercado. No total são cerca de 300 peças vendidas por mês. O carro-chefe são os secadores, cerca de 130 unidades por mês. O equipamento custa de R$ 700 a R$ 900. As vendas são pelo site ou na sede da empresa no Jardim Silvina.

Rosa, lilás e azul

Os equipamentos coloridos são a novidade de 2012, e desde maio as vendas aumentaram cerca de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. “Investimos em um mercado novo há duas décadas e conseguimos desenvolver produtos de qualidade, mas resolvemos arriscar novamente e criar este diferencial das cores. O rosa, lilás e azul são os mais vendidos e já impulsionaram as vendas”, afirmou o empreendedor.

A fábrica tem nove funcionários no total e algumas das peças são fabricadas por outras empresas, como a parte colorida dos equipamentos, feitas de plástico. “Algumas peças não compensam fabricar aqui e então terceirizamos e depois montamos. Acompanhamos uma tendência do exterior, no qual uma fabricante de outro produto lançou equipamentos coloridos e agora os pet shops podem montar toda a sala com equipamentos de uma mesma cor e ficam mais charmosos e modernos”, contou Marcos César.

A empresa é reconhecida no mercado pela qualidade e atendimento e foi premiada por diversas instituições do setor.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
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