NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá Plaza realiza programação especial no Outubro Rosa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Etapa de Mauá do Circuito tem vagas quase no fim
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/10/2015 | Cidade
Scandiflex completa 50 anos
Scandiflex completa 50 anos Scandiflex - Vista aérea da planta Scandiflex - Vista aérea da planta. Crédito: Arquivo Pessoal
Scandiflex - Vista aérea da planta Scandiflex - Vista aérea da planta. Crédito: Arquivo Pessoal
Empresa fabricante de plastificantes localizada em Mauá, faz parte da Eastman Chemical Company (NYSE:EMN)

Scandiflex, que foi fundada em 1965, tem uma diversificada linha de plastificantes poliméricos e monoméricos. Sua planta de Mauá, que foi certificada ISO 9001 em 1999, tem capacidade instalada para produzir 25.000 toneladas / ano de produção. Em setembro de 2011 foi adquirida pela Eastman Chemical do Brasil, uma empresa global de especialidades químicas, que produz uma ampla gama de materiais avançados, aditivos e produtos funcionais, especialidades químicas e fibras, que são encontrados em produtos utilizados pelas pessoas todos os dias.

A Scandiflex é uma empresa taylor-made, ou seja, atende solicitações individualizadas de seus clientes, e seus produtos são encontrados nos mais diversos segmentos, que contam com um laboratório de desenvolvimento totalmente equipado para atender suas demandas.

Fomos recebidos por Luiz André Mazurok, gerente industrial e responsável técnico da Scandiflex, que nos contou um pouco da história e do momento da Scandiflex no cenário químico brasileiro.

É uma planta pequena, com pouco mais de 80 colaboradores que atuam com responsabilidade focada na segurança operacional, com baixo número de acidentes, provocado, com certeza, pela política de conscientização e treinamentos constantes para manter esse número reduzido. A empresa participa do programa Atuação Responsável, instituído e coordenado pela ABIQUIM, Associação Brasileira das Indústrias Químicas. André ressalta a preocupação que a empresa tem em manter seus funcionários capacitados e que muitas vezes, em razão dessa capacitação, seus funcionários são visados pelo mercado de trabalho. Questionado sobre aonde podemos nos deparar com os produtos, André explica que muitas vezes não os vemos e também o produto é tão aparente que não percebemos que é um produto químico. Insistimos e André explica que em fitas isolantes de alta qualidade seus adesivos são utilizados em função da alta temperatura que atingem sem queimar. Nos pisos e paredes de shoppings e outras grandes obras não é utilizado pedra ou material especial: é o próprio piso de concreto revestido com um “verniz” resistente e a prova de riscos produzido pela Scandiflex. São pequenos exemplos diante da diversidade de produtos fabricados em sua planta.

A responsabilidade social e o cuidado e preservação do Meio Ambiente também faz parte da pauta de preocupações e ações desenvolvidas na empresa. Uma nova estação de tratamento de resíduos está em fase final de produção, resultado de investimentos de mais de US$ 2 milhões. A parceria com uma Cooperativa de Catadores promove renda e dignidade para esses trabalhadores e promove a reciclagem eficiente de seus resíduos sólidos.

Por Alex Faria - ABC do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.