NOTÍCIA ANTERIOR
Começa hoje a vacinação contra gripe suína para pessoas entre 20 e 29 anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vacina contra gripe comum pode elevar risco de ter H1N1, diz pesquisa
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/04/2010 | Saúde e Ciência
SBC terá 32 '‘novos'’ consultórios odontológicos
Nesta segunda-feira (5), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, anunciou a reorganização de 32 novos consultórios de Saúde Bucal que ficarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Segundo o prefeito, cada consultório custará aproximadamente R$ 10 mil e a expectativa é que os consultórios estejam em funcionamento no início do segundo semestre para atender a população.

Junto com os novos consultórios, em parceria com o Ministério da Saúde, o projeto capacitará 100 dentistas que atenderão nas UBSs orientando e diagnosticando os munícipes sobre o câncer de boca. A idéia é que haja um diagnóstico precoce da doença que hoje, na maior parte dos casos, é feito tardiamente. O curso, de 80 horas, teve início ontem com a etapa presencial, com docentes da Universidade de Brasília, e pela internet, com aulas semipresenciais. A perspectiva é que no próximo mês, os profissionais já estejam capacitados para atuar nas unidades.

Para o chefe do Executivo, São Bernardo não poderia perder a oportunidade de reorganizar o sistema odontológico e firmar uma parceria com o Ministério da Saúde atendendo os principais problemas cotidianos de saúde bucal que atingem a população, melhorando a qualidade do atendimento odontológico na cidade.

O coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, disse a troca e aquisição dos equipamentos para São Bernardo resolverão mais da metade dos problemas bucais da população. “Com o atendimento nas UBSs, conseguiremos resolver 70% dos problemas mais cotidianos de saúde bucal, como por exemplo, orientação para escovação correta e prevenções de maneira geral”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Arthur Chioro, com a vinda dos novos equipamentos, será possível melhorar a manutenção dos antigos. “Encontramos os equipamentos em uma condição muito ruim, alguns por falta de estrutura física, outros pelo tempo de uso. A chegada desses novos equipamentos vai favorecer o processo de manutenção dos antigos. Teremos um padrão de manutenção muito mais adequado com essa parceria firmada com Ministério”, comentou.

Curso - O Ministério da Saúde escolheu São Bernardo para ser a primeira cidade brasileira a receber esse curso de habilitação por conta da proposta de ampliação e qualificação do atendimento odontológico e dos resultados já alcançados nessa área. Ainda este ano, a Secretaria de Saúde pretende criar 21 equipes para a Estratégia de Saúde da Família, e até 2012 espera chegar a um total de 85 equipes.

Até o ano passado, São Bernardo não possuía uma rede articulada para a prevenção, tratamento e reabilitação dos casos de câncer bucal.

Por Rafael Monico - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.