NOTÍCIA ANTERIOR
ProTeste encontra insetos vivos em marcas de canjica
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estudo da Yale mostra como nicotina emagrece quem fuma
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/06/2011 | Saúde e Ciência
SBC irá vacinar contra sarampo e paralisia infantil
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo do Campo no próximo sábado, dia 18 de junho, irá incluir uma imunização contra o sarampo na Campanha de Vacinação Infantil contra a Poliomielite, paralisia infantil, que estará acontecendo. O objetivo da prefeitura nesta ação é proteger os pequenos nesse período que antecede as férias escolares. Na cidade, ao menos 60.507 crianças são esperadas para receber a dose contra o sarampo, enquanto que 51.738 devem se vacinar contra a paralisia.

A medida é necessária tendo em vista o surgimento de nove casos autóctones de sarampo identificados este ano em território nacional, sem relação com pessoas que vieram do exterior. Preocupado com o risco de reintrodução do sarampo no País, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a imunização contra a doença, inicialmente prevista para agosto, em 9 estados, incluindo São Paulo.

A campanha é voltada para as crianças. Todas menores de 5 anos receberão as duas gotas da vacina Sabin, contra a pólio. Já a vacina contra a sarampo será aplicada nos pequenos de 1 a 6 anos. Em São Bernardo, a campanha será realizada junto às 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e mais 25 postos de vacinação alternativos, com funcionamento das 8h às 17h.

O endereço das unidades pode ser acessado no site da prefeitura, o www.saobernardo.sp.gov.br. Apenas no caso da UBS Vila São Pedro, que passa por reforma, o atendimento será feito na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Irmã Odete Maria Ramos Pinto (Rua da Comunidade, 160, Vila São Pedro).

A Secretaria de Saúde reforçará, ainda, a convocação das crianças nessa faixa etária junto às escolas públicas e particulares. Também há uma preocupação muito grande com os atendidos em consultórios particulares de pediatria e homeopatia, pois são pacientes que tem deixado de se vacinar e, por isso, estão mais vulneráveis ao sarampo.

Recomendação - A imunização contra o sarampo já faz parte da rotina de vacinação das Unidades Básicas de Saúde da cidade. As crianças com 1 ano de idade devem receber a primeira dose e, entre 4 e 6 anos, repetir a vacina, que é altamente eficaz para evitar a doença.

Devem se vacinar todas as crianças menores de 5 anos, mesmo aquelas que já tomaram a dose em anos anteriores ou que estejam com a vacinação em dia, já que a vacina não tem contraindicação alguma.

É necessário, ainda, que os pais ou responsáveis pela criança levem a sua carteirinha de vacinação. Em caso de dúvidas, o morador deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, para ser esclarecido.

Por Flávia Ferreira - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.