NOTÍCIA ANTERIOR
Fiscalização coíbe trilhas clandestinas em Paranapiacaba
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bairro Santa Maria fica sem água na segunda em São Caetano
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/02/2016 | Setecidades
SBC integra esforço nacional no combate ao mosquito da dengue
Neste sábado, ações de mobilização no Jd. Silvina alertaram moradores sobre a importância da prevenção; Prefeitura também atuou em outros locais da cidade

“As pessoas sabem o que deveriam fazer, mas não fazem. Não adianta eu tomar todo cuidado na minha casa, se o vizinho não tiver consciência também. É preciso que todos se ajudem e, principalmente, eliminem os focos”, disse Viviane Domingos da Silva, moradora do Jardim Silvina, em São Bernardo, onde ocorreram duas ações de combate ao mosquito da dengue na manhã deste sábado (13). Desde de que ela e o filho de 10 ano tiveram suspeita da doença, Viviane se mantém alerta para manifestação de qualquer sintoma. “Depois dos exames, fomos liberados. Mas foi um susto.”

As atividades no bairro foram realizadas em dois locais: no início da manhã, no Conjunto Ponto Alto e, na sequência, na região da Avenida Padre Leo Commissari, próximo a outros dois conjuntos residenciais, o Jardim Silvina e o Nova Silvina, áreas em que moram mais de 1,3 mil famílias.

A ação de eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunyae tem a participação de técnicos das secretarias de Saúde, Habitação e Serviços Urbanos e faz parte do Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, promovido pelo Governo Federal.

Ericka Avibar, coordenadora de Controle da Dengue da Prefeitura de São Bernardo, disse que com a ajuda da população os resultados serão mais efetivos. “Muitas vezes, o morador acha que está tudo certo, mas o agente acaba encontrando ponto de criadouro: uma embalagem de salgadinho fora do lixo, que acumule água da chuva, pode ser um local onde o mosquito vai se reproduzir”, explicou. Por isso, é importante que o combate aos focos seja permanente.

Além do Silvina, ocorreram vistorias casa a casa no Jardim Planalto (Rua Cincinato Braga e Avenida Dom Jaime de Barros Câmara), Jardim Petroni (ruas Itatiba e Salvador Arena), Nova Petrópolis (Rua Ernesto Pelozini e proximidades) e Núcleo João de Barros.

Em todas as mobilizações, as equipes realizaram atividades educativas para reforçar a importância do cuidado permanente, além de panfletagem e distribuição de squeezes (garrafas plásticas). No Jardim Silvina foi montada também a tenda dos bichos, com representações do mosquito da dengue e de animais peçonhentos.

Depois de pegar o seu kit, Marcelo Oliveira Pereira observou na tenda, por meio de microscópio, o mosquito da dengue e afirmou já ter matado alguns. “Agora não fico sem o repelente. É muito importante ações como esta aqui no bairro para que todos se conscientizem da necessidade de prevenir e evitar a transmissão”, disse.

Em casa, é importante que os moradores observem caixas d’água (que devem permanecer cobertas), garrafas (sempre guardadas com o bocal para baixo), pneus e recipientes usados para estocar água de reuso. A população pode usar o Disque-Dengue (0800-195565) para informar sobre possíveis focos do mosquito.

Para o mutirão nacional, o Governo Federal anunciou a mobilização de 220 mil militares das Forças Armadas, que vão visitar três milhões de residências, em 356 municípios. Como o ABC não está entre as regiões consideradas críticas em termos de números de casos, as sete cidades da região não foram incluídas nas ações com tropas federais.

Por Niceia de Freitas - PMSBC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.