NOTÍCIA ANTERIOR
Guardas civis prendem ladrão de Playstation em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empresários de Mauá visitam o Porto de Santos
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/11/2007 | Cidade
Saúde será destaque de ação em Mauá
São Bernardo e Mauá receberão o Diário do Grande ABC nos Bairros neste fim de semana. Serviços de saúde como avaliação odontológica, exame de papanicolau e orientações sobre pediculose, escabiose e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) prometem ser um dos destaques na edição de domingo, em Mauá.

A Escola Estadual Clorinda Ciampitti Perrella, no Jardim Mauá, será a sede do evento. O ônibus Saúde vai até você estará no local com equipamentos móveis utilizados para realizar atendimento odontológico e de prevenção.

Dois dentistas, três agentes comunitários e um técnico de higiene dental compõem a equipe do veículo, onde é possível realizar extração, restauração e limpeza dos dentes.

“Tenho quase 30 anos na área de odontologia e é um benefício grande para a população. Em todo lugar que paramos o veículo, as pessoas pedem para que voltemos”, afirma o dentista do ônibus José Carlos Cabral.

Para as mulheres, haverá exames de mama e de papanicolau. A informação e a prevenção serão trabalhadas durante a ação social. “Sempre detectamos ocorrências de pacientes que não têm muito conhecimento; o que falta é orientação. O envolvimento com a comunidade e com outras secretarias durante o evento traz um resultado muito positivo para todos”, afirma a coordenadora de enfermagem da Secretaria da Saúde, Esther Jacob Scapinello.

Pessoas acima de 6 anos poderão realizar o teste de acuidade visual. Se o paciente apresentar dificuldades no exame, poderá agendar uma consulta.

Para chamar a atenção das crianças, agentes comunitários de saúde apresentarão peças de teatro educativas sobre cuidados com higiene, pediculose e escabiose (piolho e sarna).

Duas fisioterapeutas do Centro de Reabilitação orientarão as pessoas quanto à melhor maneira de levantar pesos, subir escadas e de tratar a postura.

O Diário do Grande ABC nos Bairros tem o apoio das prefeituras e o patrocínio da Universidade Metodista. (Supervisão de Heloísa Cestari)


Orquestra de violeiros apresenta música de raiz em São Bernardo


Uma orquestra de viola caipira animará a ação social de sábado, em São Bernardo. O grupo, com 30 integrantes, se apresentará na Escola Municipal de Educação Básica Ari Lacerda Rodrigues, no Jardim Ipê II.

O trabalho de preservação e tradição da música de raiz brasileira em São Bernardo teve início em março de 2005, com as oficinas culturais do município.

Sãobernardense de família mineira, Leandro de Abreu, 32 anos, foi quem começou o trabalho com os alunos. “Desde pequeno eu estava envolvido com rodas de viola. Muita gente fala que é o resgate da música de raiz, mas é manter viva a cultura brasileira que veio antes mesmo das cidades e metrópoles”, afirma.

A orquestra ensaia duas vezes por semana e pretende lançar um CD até meados do ano que vem. São integrantes de idades variadas.

Dois solistas têm 14 anos, mas a idade dos violeiros vai acima dos 50. “Em três meses de oficina dá para pegar as bases rítmica e de tons para cantar as músicas de viola e saber o básico”, explica Abreu.

Ele diz que até 1987, os apreciadores da música eram pessoas de idade e do Interior. “Quando o estilo começou a ganhar espaço em novelas, a faixa etária mais jovem também passou a tocar mais a viola. Até porque o instrumento está sendo usado em outros estilos, como a MPB (Música Popular Brasileira) e o chorinho.”

Por Luciana Yamashita - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.