NOTÍCIA ANTERIOR
Secretário se reúne com sindicalistas para tentar por fim à greve da CPTM
PRÓXIMA NOTÍCIA
Barão Imóveis, sempre pensando em você
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/06/2011 | Cidade
Saúde presta contas do primeiro trimestre na Câmara Municipal
O primeiro trimestre de 2011 apresentou aumento nos indicadores de atendimento na rede municipal de Saúde, segundo a prestação de contas apresentada durante uma audiência pública, na manhã de segunda-feira (30), na Câmara Municipal. O encontro contou com a presença de seis vereadores, do secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior, e dos coordenadores das 21 unidades de saúde e dos setores de Atenção Básica, Especialidades, Atenção Hospitalar, Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, Urgência e Emergência, Assistência Farmacêutica, Vigilância à Saúde, Ouvidoria, Controle Social e Finanças.

Exemplo deste aumento aconteceu no atendimento às crianças, que passou de 3.648 em janeiro para 4.805 em março. São considerados, nestes dados, as consultas de urgência, as para acompanhamento do desenvolvimento, as da Atenção Básica e as de avaliação antropométrica. A importância deste aumento está no fato de que os profissionais que prestam o serviço promovem a prevenção de doenças, observando os pacientes e orientando os familiares.

Consultas médicas, de pré-natal, puerperal e outras, que fazem parte da rotina das 44 equipes da Estratégia Saúde da Família, apresentaram dados significativos, somando 41.224, de janeiro a março. Os procedimentos de Enfermagem somaram 340.566, nas quatro regiões da cidade. A saúde dos homens também teve seu espaço. Foram 2.928 procedimentos que envolveram dosagens de antígeno prostático específico (PSA), prostatectomia, vasectomia e outros, somente nos primeiros três meses do ano.

No Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, foram 3.289 internações, nas clínicas cirúrgica, obstétrica, pediátrica e outras, sendo que 88,99% eram moradores de Mauá, 4,2% de Rio Grande da Serra e 4,41% de Ribeirão Pires, além de 1,28% de São Paulo, 0,73% de Santo André e 0,4% de outros municípios. Foram 530 partos realizados e, destes, 345 foram normais, considerados, pela Organização Mundial da Saúde, como melhor para a recuperação da mãe e do bebê.

Durante a audiência pública, o secretário falou sobre a importância da presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na VII Conferência Municipal, realizada de 20 a 22 de maio. “Foi a primeira vez que Mauá contou com a presença de um ministro da Saúde e ele, também como presidente do Conselho Nacional da área, apresentou para os participantes a nova estratégia do Ministério para atendimento às gestantes e bebês, além de detalhar os avanços e desafios do setor”, explicou. Eugenio afirmou ainda que aumentou a credibilidade da população no serviço da rede municipal de saúde e isso promove o aumento da demanda. Ele considerou que essa demanda será atendida com mais tranquilidade com a inauguração de duas Unidades de Pronto-Atendimento e do Ambulatório Médico de Especialidades, prevista para agosto.

O secretário lembrou ainda que, no dia 4 de junho, às 14h, no Teatro Municipal, será feita a finalização das votações de 33 propostas apresentadas em 20 pré-conferências e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.