NOTÍCIA ANTERIOR
Secretaria de Saúde alerta para cuidados com o consumo chocolate na Páscoa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vacina contra rotavírus reduz morte de crianças no Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/04/2011 | Saúde e Ciência
Saúde orienta na escolha do peixe para a Semana Santa
Para garantir a qualidade do almoço da Semana Santa, a secretaria estadual de Saúde alerta sobre os cuidados na hora de comprar, preparar ou mesmo conservar peixes e outros frutos do mar.

O produto deve ser comprado sempre em um estabelecimento que apresente condições de higiene e limpeza. O consumidor deve dar preferência sempre ao pescado fresco, pois possibilita que a qualidade seja verificada por meio do odor, da textura e da coloração.

Peixe fresco - O peixe deve ter as brânquias úmidas e brilhantes, e entre a cor de rosa e vermelho intenso. Ainda que seja fresco, sua exposição deve ser sempre em meio a camadas de gelo. Já o produto resfriado, além de ser conservado no gelo, deve ter a temperatura mantida entre 0°C e -2°C.

Para quem opta por comprar o pescado congelado ou para quem congela o peixe fresco, o método mais recomendado para o descongelamento é na geladeira a 4°C, pois diminui a perda de água e garante a manutenção da qualidade do pescado. No microondas recomenda-se sempre utilizar a opção "descongelar" para garantir o descongelamento uniforme.

Descongelamento - O diretor da Divisão de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Willian Latorre, destacou que nunca se deve descongelar qualquer pescado em temperatura ambiente, “porque não é uniforme porque não é uniforme e pode gerar perda de qualidade, umidade e permitir o crescimento de micróbios”, alertou. Outra recomendação é nunca congelar novamente um pescado que já foi descongelado.

Para quem vai congelar pescados frescos ou resfriados, o ideal é congelar os peixes inteiros, sem as vísceras e mantendo a pele, que é a melhor proteção do peixe.
“Não se deve congelar diversas espécies em um mesmo recipiente ou embalagem, e é sempre importante proteger bem o pescado com filme e sacos apropriados de primeiro uso”, explicou William.

É importante que as embalagens dos pescados sejam identificadas com as informações sobre o produto e a data de congelamento. “É importante evitar a contaminação cruzada, isto é, o contato de alimentos crus com alimentos cozidos”, alerta William.

Sal - Para quem opta pelo tradicional bacalhau, deve-se evitar o consumo excessivo de sal. É necessário dessalgá-lo adequadamente, por meio de fervura, para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto e não interfira na saúde do consumidor, uma vez que seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.