NOTÍCIA ANTERIOR
Novo projeto para coleta seletiva em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Terceira plenária da Mobilidade leva 100 pessoas ao Jardim Canadá
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/03/2014 | Cidade
Saúde de Mauá utiliza fisioterapia para reduzir parto cesárea
Saúde de Mauá utiliza fisioterapia para reduzir parto cesárea Em 2013, foram feitos em Mauá 4.137 partos de nascidos vivos, dos quais 2.789 foram pelo método cesárea. Crédito: Evandro Oliveira
Em 2013, foram feitos em Mauá 4.137 partos de nascidos vivos, dos quais 2.789 foram pelo método cesárea. Crédito: Evandro Oliveira
Gestantes aprovam método para reduzir dores e preparar para a chegada do bebê

São bastante conhecidos os benefícios do parto normal para a gestante e para o bebê, já que proporcionam a recuperação mais rápida para a mãe e o melhor desenvolvimento da criança. Por este motivo, a Secretaria de Saúde, oferece desde novembro atividades desenvolvidas por fisioterapeutas para as gestantes. Ao todo, são 60 mulheres que se preparam para a hora do parto realizando exercícios respiratórios e físicos, com movimentos de quadris, alongamento e relaxamento, além de realizar o pré-natal nas unidades básicas de saúde. A meta da secretaria é ampliar este tipo de atendimento.

Consideradas extremamente prazerosas pelas praticantes, as atividades não têm contraindicação e só deixam de ser realizadas por recomendação médica. Com 36 semanas de gestação, Elisabete de Lima, de 32 anos, se prepara para a chegada de Sofia, sua segunda filha. Ela continua trabalhando e sentia muitas cãimbras e dores nas costas e no pé da barriga. “As dores melhoraram e, como eu pretendo ter outro parto normal porque a recuperação é mais rápida e quero ficar o máximo de tempo com o bebê, considero os exercícios muito especiais”, afirmou Elisabete. Ela é categórica ao afirmar que vai se lembrar deles na hora do parto.

As futuras mamães são atendidas pelas fisioterapeutas Priscila Berner e Erlaine Alvernaz, que fazem aferição de pressão arterial antes, durante e após a sessão, para acompanhamento. “As alterações na pressão podem afetar o bebê”, considera Priscila, que encaminha a gestante para a enfermeira da própria unidade diante de qualquer intercorrência. A fisioterapeuta explica que o exercício preferido é o que usa a bola suíça, comum na prática da modalidade Pilates, e as sessões ocorrem, com fundo musical suave e relaxante, para colaborar nos exercícios respiratórios. “Vamos respirar calmamente, acalmar os pensamentos, acalmar o corpo...” recomenda no início das atividades.

Em 2013, foram feitos em Mauá 4.137 partos de nascidos vivos, dos quais 2.789 foram pelo método cesárea, nos estabelecimentos públicos e particulares, o que corresponde a 67,4% do total. A discrepância é maior na rede privada, em que os números chegam a 97% de cesáreas em 475 partos.

No Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, que pertence à rede municipal de saúde, predominam os partos naturais sobre os procedimentos cirúrgicos. Dos 1.413 partos em 2013, 785 (56%) foram normais nesta unidade. Ocorrências realizadas em atendimentos de emergência em domicílio ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram 22 partos normais no ano passado. Dos 1.348 partos naturais realizados em 2013 na cidade, 1.332 foram na rede municipal.

Ana Caroline é o nome do bebê aguardado pela jovem Thaís Silva dos Santos, de apenas 14 anos. Ao seis meses de gestação, ela faz o primeiro ano do Ensino Médio e já está na 12ª sessão de fisioterapia. Incentivada pelo namorado ela não perde um dia porque acredita que não estaria se sentindo tão bem sem a terapia corporal. “Isto ajuda no parto até se for cesárea e eu acho que o bebê vai nascer melhor”, afirma.

Daqui a poucas semanas, o parto do Lucas, esperado por Luciana Silva Santos, de 26 anos, também deverá ser normal se depender do empenho da mãe nos exercícios. “Eu tinha falta de ar e dores nas costas. Não sinto mais nada e até dormir ficou melhor”, garante Luciana. “Dá para curtir muito mais a gestação”, comemora.

O terceiro filho de Emilene Timóteo veio depois dela frequentar 10 sessões de fisioterapia para gestantes. “Os exercícios me ajudaram com o meu corpo e a reduzir as dores. O parto foi o mais rápido que tive”, lembrou Emilene. “Na hora, lembrei de fazer os exercícios de respiração”, disse, o que ajudou a deixá-la mais calma. Ela não pretende ter mais filhos e o marido vai fazer vasectomia.

MAUÁ DE BEM COM A VIDA - A iniciativa integra uma das ações desenvolvidas pelo projeto 'Mauá De Bem com a Vida', que promove a saúde e condições para que as pessoas se sintam felizes com isso. Para a secretária de Saúde, Célia Bortoletto, o projeto atende a uma das prioridades da administração municipal que é de transformar o município em uma cidade melhor e mais saudável. A Secretaria, em parceria com o Ministério da Saúde, avalia que esta ação colabora com uma meta fundamental que é a de reduzir a mortalidade infantil e materna, juntamente com o pré-natal de mães mais saudáveis. “O projeto proporciona que as pessoas se sintam felizes, porque saúde é isso”, disse Célia.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6199 dias no ar.