NOTÍCIA ANTERIOR
Defesa Civil de Mauá recebe equipamentos para brigada de incêndio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Princesa também recorre na licitação das linhas de ônibus em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/08/2014 | Cidade
Saúde de Mauá se mobiliza para Semana de Aleitamento Materno
Saúde de Mauá se mobiliza para Semana de Aleitamento Materno UBSs exibirão vídeos, exposições de fotografias e imagens abordando o tema, além de rodas de conversa, palestras e teatro, entre outras ações. Crédito: Gil Sobrinho
UBSs exibirão vídeos, exposições de fotografias e imagens abordando o tema, além de rodas de conversa, palestras e teatro, entre outras ações. Crédito: Gil Sobrinho
Em Mauá a programação será de 4 a 8 de agosto, mas o trabalho de preparação das ações já ocorre há alguns meses.

Anualmente acontece em cerca de 120 países a Semana Mundial de Aleitamento Materno que é parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da Criança. No Brasil a ação é coordenada pelo Ministério da Saúde e neste ano o lema escolhido foi “Aleitamento Materno: Uma vitória para toda a Vida!”.

Encontrar novas formas de conseguir transmitir a informação para a população é um dos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde. Neste ano a criatividade fala mais alto. “Buscamos na cultura popular uma maneira de transmitir as informações necessárias. A literatura de cordel foi a escolhida,” conta a nutricionista da Secretaria de Saúde de Mauá, Aline Brandão, do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA).

A programação nas Unidades acontece de 4 a 7 de agosto com atividades variadas. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se organizaram com funcionários e usuários para produzirem os versos que serão impressos em livreto de bolso para serem distribuídos no encerramento da programação. A ilustração do material ficou por conta dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) adulto.

Serão vídeos e exposições de fotografias e imagens abordando o tema, rodas de conversas, palestras, teatros, atividades físicas, fisioterapia, shantalla, cuidados com a beleza da gestante e informações nutricionais. Em alguns locais a ação extrapola os limites da unidade. Um exemplo é a UBS Santa Lídia que vai montar uma barraca na Feira Livre do bairro para repassar orientações.

O público-alvo compreende gestantes e puérperas, onde existe a expectativa de envolvimento de quase duas mil pessoas. Entretanto, várias atividades podem ser acompanhadas pela população em geral. “Um fator fundamental para que a mulher decida amamentar é o apoio recebido da família, principalmente do próprio companheiro,” explica a nutricionista Aline Brandão.

O encerramento da programação será no dia 8 de agosto, a partir das 14h na Praça 22 de Novembro. A atividade vai começar com show de Maracatu a cargo dos usuários do CAPS Adulto. O destaque será o Recital de Cordel, quando serão apresentados todos os versos produzidos e também feita a distribuição dos livretos com os trabalhos. “É a forma de transmitir conhecimento através da música e do lúdico,” completa Aline. Uma Roda de Capoeira complementa a programação da tarde.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.