NOTÍCIA ANTERIOR
Intervenções aumentam segurança no trânsito no Parque das Américas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá Plaza Shopping recebe exposição Playstation Experience
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/08/2015 | Cidade
Saúde de Mauá realiza atividades de incentivo à amamentação
Saúde de Mauá realiza atividades de incentivo à amamentação  Equipes das Unidades de Saúde estão a postos para esclarecimento de dúvidas. Crédito: Gil Sobrinho
Equipes das Unidades de Saúde estão a postos para esclarecimento de dúvidas. Crédito: Gil Sobrinho
UBS Flórida reuniu pais para receberem orientações sobre a importância do aleitamento materno

Mayara Sommerfeld Pires é uma jovem gestante com 24 semanas da primeira gravidez, moradora no Itapark. Ansiosa com a chegada da filha Rafaela, ela é convicta da importância do aleitamento materno para a saúde das crianças. Este mês marca as comemorações do Dia Mundial do Aleitamento Materno, em 1º de agosto. “Acho que amamentar é um laço que une mãe e filha, e o leite previne de doenças”, afirma a usuária, atendida na UBS Flórida enquanto a sua UBS de referência, no Jardim Itapark, recebe a construção de seu novo prédio.

“A criança não precisa de nada porque o leite materno já tem tudo”, disse a jovem. Essas informações também foram repassadas para outros pais e gestantes presentes ao Encontro para Incentivo ao Aleitamento Materno, coordenado pela enfermeira da UBS Flórida, Daniela do Prado Pessoa, desde 2010 trabalhando no local.

Em sua fala aos pais presentes ao encontro, a enfermeira explicou que o “aleitamento exclusivo até os seis meses de idade tem inúmeros benefícios, como prevenir doenças, estimular a inteligência e a economia.” Daniela lembra que um dos momentos descontraídos foi com a comemoração dos pais quando falou sobre a economia ao dispensar a compra de leite industrializado. “Os pais são grandes apoiadores”, destacando a importância da presença deles no encontro, que teve 10 gestantes e três pais.

Redução da mortalidade infantil - A amamentação é uma prática que impacta positivamente na redução da mortalidade infantil por doenças infecciosas. Mauá tem comemorado a queda nos indicadores de mortalidade e a promoção do aleitamento foi um dos fatores que contribuíram. Os indicadores de 2013 caíram de 15,71 para 12,46, em 2014, segundo dados preliminares da Vigilância Epidemiológica.

Para o sucesso do aleitamento materno, durante o período pós-parto, as equipes das Unidades de Saúde estão a postos para esclarecimento de dúvidas. Outras atividades de promoção do aleitamento serão desenvolvidas ao longo do mês nas unidades básicas de saúde do município. É o caso da Shantala para bebês, uma massagem oriental destinada para o desenvolvimento saudável das crianças, em conjunto com as informações para as mães, à tarde nesta quarta-feira (05), na UBS do Jardim Zaíra 3. Na quinta-feira (6), oficinas a partir das 10h, na Biblioteca Castro Alves, no Zaíra, vão também abordar o tema. Na sexta-feira (7), uma caminhada também será realizada no bairro com o tema do aleitamento materno.

O leite materno é o único alimento indicado para crianças com até seis meses de idade. Também é utilizado como complemento para alimentos saudáveis até os dois anos e meio ou mais. Contém nutrientes imprescindíveis para o desenvolvimento do bebê e anticorpos necessários para a imunidade contra doenças infecciosas e alérgicas. Em Mauá, apenas 64% das mulheres iniciam o aleitamento materno e, aos seis meses, somente 34% se encontram em amamentação exclusiva (Dados da Pesquisa Amamentação e Municípios de 2011).

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6194 dias no ar.