NOTÍCIA ANTERIOR
Câmara de Mauá quer criar Comissão da Verdade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Trinta ruas já foram beneficiadas na primeira fase do programa Ilumina Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/10/2013 | Cidade
Saúde de Mauá é premiada por combate a Tuberculose
A Secretaria de Saúde de Mauá foi premiada, pelo quarto ano consecutivo, por conta de seu trabalho de combate à tuberculose. A pasta recebeu, durante o Fórum Tuberculose em São Paulo, o certificado de Cumprimento de Metas na última quarta-feira (25). O evento reuniu todos os municípios do Estado que alcançaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Conforme dados do setor de Tisiologia, da secretaria de saúde da cidade, Mauá alcançou 86% de cura no último ano. Os casos de abandono de tratamento chegaram a 5% e os óbitos ficaram em 2%. De acordo com a área de Tisioligia do município, os índices mostram a eficiência do trabalho desenvolvido e qualificaram para o recebimento do Certificado.

Ainda segundo o setor, o bom desempenho do serviço foi reforçado pela intensificação da busca ativa efetuada por todas as Unidades Básicas de Saúde. Além das duas campanhas anuais, diariamente os profissionais das Unidades estão atentos para identificar o sintomático respiratório que é aquela pessoa que apresenta tosse a mais de três semanas. Nos hospitais, público e privados, também houve intensificação da busca.

Ao encontrar um sintomático respiratório é providenciado o exame e se confirmado o diagnóstico imediatamente inicia-se o tratamento, que dura em média seis meses. Toda medicação é fornecida pela rede pública de saúde.

A tuberculose é transmitida pelo ar, através das gotículas de escarro eliminadas pela pessoa contaminada. Um indivíduo doente pode contaminar até 15 pessoas. Os principais sintomas são: febre, emagrecimento, dores torácicas, tosse, cansaço, perda de apetite, suores noturnos e eliminação de catarro com sangue. Mesmo quem não apresente todos os sintomas, mas tendo tosse a mais de três semanas deve procurar uma UBS para realizar o exame.

Depois de 15 dias de tratamento o paciente não transmite mais a doença. Portanto, não há nenhuma contraindicação para trabalhar e ter uma vida normal.

Por Jornal Opinião Pública - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.