NOTÍCIA ANTERIOR
Helcio Silva busca cativar o nome de Mauá em Brasília
PRÓXIMA NOTÍCIA
Suzantur assume mais três linhas em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/10/2014 | Cidade
Saúde de Mauá atualiza relação de medicamentos essenciais
A Secretaria de Saúde de Mauá revisou, ampliou e divulgou a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – a Remume. A Remume compreende os medicamentos que são entregues à população nas Unidades de Saúde - mais de 260 itens -, e abrange ainda os produtos de uso exclusivo dentro dos serviços de atenção à saúde.

A Relação Municipal segue as orientações da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), divulgada pelo Ministério da Saúde, que contém a lista de medicamentos para combater as doenças mais comuns que atingem a população brasileira.

A Remume é avaliada por grupo técnico da Secretaria de Saúde levando em consideração as doenças de maior prevalência na população mauaense, estipulando mais de um item para cada tipo de doença. Na relação atual houve o aumento de cerca de 20 itens, sempre seguindo a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde.

Além da medicação dispensada gratuitamente pelo município em suas Unidades de Saúde a população também pode receber de graça os medicamentos do chamado Componente Especializado, sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde. Para os moradores da região do ABC o serviço de referência para retirada de tais medicamentos é o Hospital Mário Covas, em Santo André. Para ter acesso a esses produtos além da receita é necessário laudo médico e documentação pessoal. Os farmacêuticos de todas as Unidades de Saúde são capacitados para orientar o usuário quanto ao fluxo e procedimento necessário.

Outra possibilidade para a população obter medicamentos com preço reduzido são as Farmácias Populares. Mauá possui duas unidades, uma no Jardim Itapark e outra no Centro. Também existe o Programa Farmácia Popular através do qual as farmácias tradicionais se credenciam no Ministério da Saúde e vendem uma série de itens por valor bem menor do que o praticado no mercado. Em ambos os programas os medicamentos para diabetes e hipertensão são gratuitos.

Tanto a Remume quanto a lista do Componente Especializado estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Mauá, na página da Secretaria de Saúde: wwww.maua.spgov.br.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6188 dias no ar.