NOTÍCIA ANTERIOR
Pilates com foco exagerado no abdome pode ser problema
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Paulo supera Rio Grande do Sul em mortes por gripe A
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/08/2012 | Saúde e Ciência
Saúde convoca doentes crônicos para tomar vacina contra a gripe
Saúde convoca doentes crônicos para tomar vacina contra a gripe Imagem Ilustrativa. Foto: correiodeuberlandia.com.br
Imagem Ilustrativa. Foto: correiodeuberlandia.com.br
Número de casos confirmados de gripe A H1N1 caíram 38% no último mês no Estado

A secretaria estadual de Saúde convoca portadores de doenças crônicas para tomarem a vacina contra a gripe. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura de imunização contra o vírus da influenza no Estado, uma vez que a população que possui algum tipo de doença crônica está mais suscetível a desenvolver casos mais graves da gripe, como a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Além de imunizar a população contra o vírus da gripe influenza A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a vacina também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza sazonal: A H3N2 e B.

A vacina é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde para pacientes que apresentam diagnóstico de doenças crônicas pré-existentes como cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias e diabetes, além de pacientes classificados como imunodeprimidos, ou seja, que possuem o sistema imunológico debilitado devido à existência de doenças como câncer, HIV/Aids, imunodeficiências congênitas ou pelo fato de terem se submetido a algum tipo de transplantes de órgãos ou de medula. A imunização contra a gripe também é recomendada para pacientes com doenças neurológicas incapacitantes e obesos.

Para receber a dose da vacina contra a gripe, o portador de doença crônica deve comparecer a um dos postos de vacinação e apresentar um documento que comprove o diagnóstico da doença, como uma receita ou laudo médico. Até o momento foram aplicadas no Estado 632 mil doses em pessoas com doenças crônicas.

De acordo com levantamento da Secretaria, os casos graves confirmados para influenza A H1N1 apresentaram queda de 38% em julho, na comparação com o mês anterior. No último mês houve 61 casos graves da doença registrados no Estado, contra 98 em junho. No total foram 212 casos de H1N1 relacionados a SRAG neste ano, com 45 mortes.

Desde 16 de maio, início da campanha de imunização, os postos de saúde do Estado aplicaram 5,5 milhões de doses, o que corresponde a 80,2% de cobertura. As gestantes estão entre as que menos aderiram à campanha, com imunização de 77% do total. A vacina também é indicada para idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos, indígenas e trabalhadores da saúde.

“A vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, disse Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Os pais que levaram os filhos entre seis meses e dois anos para tomar a vacina contra a gripe pela 1ª vez neste ano devem retornar aos postos de saúde para que seja aplicada a segunda dose de reforço. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.