NOTÍCIA ANTERIOR
FGTS: Trabalhador pode ir à Justiça pedir dinheiro atrasado em conta inativa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empresa Azul oferecerá categoria mais barata de voo
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/03/2017 | Economia
Saque sua conta inativa no FGTS, mas não corra risco de assalto
Saque sua conta inativa no FGTS, mas não corra risco de assalto Caixa Econômica libera FGTS de inativos na sexta-feira (10/03) Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Caixa Econômica libera FGTS de inativos na sexta-feira (10/03) Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Especialista orienta população a não ser assaltada durante período de saque do fundo

Na sexta-feira (10/03), a Caixa Econômica Federal inicia a liberação do dinheiro do FGTS para os trabalhadores inativos. Como as chamadas "saidinhas" são prática comum de assaltantes em dias de pagamento, o ABCD MAIOR consultou um especialista em segurança para orientar as milhares de pessoas da Região que podem sacar valores.

Como as agências vão abrir até mesmo aos sábados para o saque do Fundo de Garantia isto quer dizer que há previsão de filas e "isso é prato cheio para os bandidos", de acordo com Rogério Rodrigues, especialista em segurança do grupo GR.

Conforme o especialista, no melhor dos mundos, qualquer indivíduo que vai sacar o FGTS deveria transferir a quantia monetária para outra conta de banco imediatamente, se possível. Contudo, a medida não é muito popular porque há uma tarifa cobrada pela transferência.

"Outra boa solução é pagar contas e diluir o dinheiro sacado em dívidas de imediato", sugeriu Rodrigues. As demais dicas estão relacionadas a prevenções, como ir acompanhado de um grupo para realizar o saque. Principalmente se quem for sacar é mulher e idoso, alvos usuais dos bandidos.

Outra ideia é deixar um valor menor em bolsos acessíveis e guardar a maior quantia em porta moeda escondido pelo corpo. Jamais se deixar levar por estereótipo e analisar muito bem os locais, assim como fazem os próprios assaltantes, evita ser pego de surpresa.

Para Rodrigues, a crise econômica gera violência, assim como maior incidência de roubos e é impossível ter um policial a cada esquina. Portanto, "o mais importante é jamais reagir a um assalto e garantir a vida em primeiro lugar".

Evite os assaltos em bancos e caixas com as seguintes dicas:

NO BANCO


Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi.

Dê preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando fazer saques de grandes quantias em espécie.

Se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis. Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim (alguns bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa).

Aproveite o tempo da fila para observar as pessoas ao seu redor, procurando alguém “interessado” em você.

Procure não realizar um único saque: se possível parcele o valor, os dias e horários dos saques.

Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite fazer comentários com pessoas estranhas, mesmo as que estiverem muito bem vestidas.

Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças.

Mude sempre os trajetos e os horários para ir ao banco.

Desconfie das pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação.

Após a saída do banco, procure ser discreto.

Caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre em alguma loja movimentada e ligue para a Polícia, através do número 190.

Em caso de assalto, NUNCA reaja. Seu dinheiro, por mais suado que seja, não é mais importante que sua vida e pode ser adquirido novamente com trabalho e esforço.


EM CAIXAS ELETRÔNICOS

Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético.

Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras.

Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.

Ao sacar, coloque o dinho em vários bolsos.

Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.

Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.

Evite fazer saques à noite.

Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico. - Não guarde o cartão bancário e a senha no mesmo lugar, e não os entregue a estranhos. O ideal é memorizar a senha.

Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.

Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.


Por Caio Luiz - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6239 dias no ar.