NOTÍCIA ANTERIOR
Hotel na África tem favela fake
PRÓXIMA NOTÍCIA
Passeio é volta ao passado
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/09/2015 | Turismo
São Paulo para ver
São Paulo para ver Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Muitas vezes focamos tanto no que está longe, em destinos distantes, que deixamos de olhar com atenção o que está perto de nós, como nosso próprio quintal. Muitos passam por São Paulo para trabalhar, até a passeio mesmo, mas será que já pararam para ver com atenção um pouco do que a metrópole paulistana tem a oferecer?

O Shopping Light (Rua Cel. Xavier de Tolêdo, 23), na Capital, promove interessante tour chamado Descubra São Paulo a Pé, pelo Centro da cidade. E o melhor: de graça. O passeio, que tem como anfitriã a guia turística Ana Paula Portes, começa no prédio do shopping, com breve resumo a respeito do espaço. Depois é só aproveitar a caminhada.

Um dos lugares mais belos da Capital, o prédio do Theatro Municipal de São Paulo é um dos primeiros temas abordados pela guia. “Sua inauguração, em 12 de setembro de 1911, foi a causa de um dos primeiros congestionamentos da cidade”, lembra Ana.

A visitação aborda parte do centro novo e do centro velho, que são divididos pelo Viaduto do Chá. “Esse viaduto era de madeira. Foi feito originalmente com material importado da Bélgica”, explica a guia, apaixonada pelo ofício. Ela conta que, para cobrir os custos, passou-se a cobrar pela travessia. “Custava 30 contos de reis”, afirma. Aliás, a referência ao chá não é à toa. “Havia plantação alí, no entorno.” Para a guia, o maior objetivo do passeio é mostrar para as pessoas que São Paulo “não é só cinza e não tem só coisa ruim”. Além disso, os tours não são iguais e a interação com o público muda a cada passeio.

Após a travessia pelo Viaduto do Chá é a vez de avistar o prédio histórico do Correio, no Vale do Anhangabaú, cuja construção teve início em 1919 e inauguração três anos depois. Em seguida, o mergulho histórico e arquitetônico é na Praça do Patriarca – local que era ponto de bonde –, espaço que guarda a bela igreja de Santo Antônio, cuja construção data do fim dos anos 1960. Com feições barrocas, o espaço, que já passou por cinco incêndios, reforça a arte produzida em São Paulo no período colonial.

Ruas São Bento e 15 de Novembro, Pateo do Collegio e Catedral da Sé também são pontos visitados, entre outros. E como tudo é espontâneo, até o roteiro pode mudar. “É interessante fazer as pessoas refletirem um pouco acerca do contexto histórico da cidade”, afirma Ana. O passeio acontece todo último sábado de cada mês, das 10h30 às 13h. As inscrições podem ser feitas com uma semana de antecedência pelo telefone 3154-2299. A partir de outubro o tour será realizado no último domingo de cada mês. Não há número mínimo e máximo de pessoas para cada excursão.

Por Vinícius Castelli - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.