NOTÍCIA ANTERIOR
Fundação Santo André vai fechar cinco cursos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ensino integral do País perde mais de 2 milhões de alunos do 1º ao 9º ano
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2017 | Educação
São Paulo cai seis posições no ranking das melhores cidades para estudar
Pela primeira vez, Rio de Janeiro entra no top 100 do ranking QS Best Student Cities. A primeira cidade da lista é Montreal, seguida de Paris.


A cidade de São Paulo caiu 6 posições na 5ª edição do ranking QS Best Student Cities, divulgado no fim da tarde desta terça-feira (14), no horário de Brasília. A capital paulista caiu da 63ª para 69ª posição, dentre 100 cidades listadas. Pela primeira vez, o Rio de Janeiro entra no ranking e ocupa o 94º lugar. O estudo é organizado pelos analistas de educação superior global da QS Quacquarelli Symonds – os mesmos compiladores do QS World University Rankings.

As cidades foram avaliadas de acordo com suas performances em seis indicadores:

atratividade
ranking das universidades
diversidade de estudantes
reconhecimento pelas empresas
custo de vida
percepção do estudante


Ao todo, 125 cidades foram avaliadas de acordo com estas métricas.

Segundo o estudo, Rio e São Paulo levam vantagem por terem um custo de vida relativamente baixo, de acordo com o índice "custo de Vida". O índice é baseado em uma série de fatores que inclui: custo dos cursos e custo de alguns bens de consumo chave. Neste critério, São Paulo é a 47ª cidade mais em conta para se estudar dentre as 125 analisadas, enquanto o Rio de Janeiro é a 56ª.

O desempenho o critério "atratividade", que mede a qualidade de vida, deixa São Paulo em 95º lugar dentre 125 cidades e, o Rio de Janeiro, em 99º lugar.

O levantamento aponta que os "empregadores globais estão mais propensos a procurar pós-graduados das universidades de São Paulo do que as do Rio de Janeiro". Neste critério, São Paulo está em 23º lugar em "reconhecimento pelas empresas", enquanto que o Rio de Janeiro, apesar de ter subido oito posições, está em em 65º.

Ao considerar a "percepção do estudante", baseado na resposta de 18.000 alunos a um questionário, São Paulo ficou em 95º, com 33% dos entrevistados afirmando que querem ficar na cidade após se formarem. O Rio se saiu ainda melhor, assumindo a 70ª posição com 50% dos entrevistados querendo se manter na cidade após a graduação.

A tabela mostra ainda que, pela primeira vez, Paris perdeu a primeira colocação no ranking desde que este começou em 2012. Agora, Montreal assumiu a liderança como a melhor cidade para estudantes dentre as 100 melhoras do ranking.

TOP 10

Montreal
Paris
Londres
Seul
Melbourne
Berlim
Tóquio
Boston
Munique
Vancouver

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.