NOTÍCIA ANTERIOR
Ceará revê tropicalismo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Restaurante que servia o sorvete mais caro do mundo fecha suas portas
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/11/2007 | Turismo
São Luiz do Paraitinga sedia I Semana da Canção Brasileira
São Luiz do Paraitinga, município localizado a 170 quilômetros da Capital, no Vale do Paraíba, será palco da I Semana da Canção Brasileira, que acontecerá entre os dias 19 e 25 deste mês, com curadoria da cantora Suzana Salles.

Desta vez, não será o folclórico Saci, o qual muitos moradores juram já ter visto, que roubará a cena da festa (veja reportagem abaixo), mas grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Arnaldo Antunes e Chico César. Eles se apresentarão nos dias 21, às 21h, e 23, às 23h, respectivamente, no coreto central da cidade.

No mesmo palco também ocorrerão outros shows, como o de Luiz Tatit e Convidados, no dia 22; Renato Braz, no dia 24; e Banda Glória, com apresentação marcada para o dia 25. Neste dia, quando a festa termina, as crianças poderão se divertir com o show Palavra Cantada, no Mercado Municipal, às 10h.

Ainda para o público infantil, será realizada uma série de oficinas gratuitas na Escola Coronel Domingues de Castro, na região central.

Todas acontecerão entre 19 e 23 com programação que inclui aulas de composição, percussão corporal e coral, esta última com Elaine Marin, educadora musical de Santo André. As atividades serão gratuitas.

Para os adultos, a programação não deixa nada a desejar. Na casa Oswaldo Cruz, cientista e filho ilustre da cidade, serão ministradas palestras que abordarão diversos temas, como a Canção no Século 20, O Samba, o Rap e outras Bossas, além de Marchinhas Carnavalescas.

No coreto da cidade e no Mercado Municipal, serão realizadas as Oficinas Cantadas, onde cada artista mostrará suas composições e falará sobre o seu processo de criação. Lá, estarão nomes como Alzira Espíndola, Paulo Padilha, Zé Miguel Wisnik, Chico Saraiva, Elaine Marin, entre outros.

No antigo prédio da Câmara Municipal, durante toda a semana do evento, o mestre em musicologia, formado pela Universidade de São Paulo, e professor de história da MPB Sérgio Molina vai ministrar o curso História da Música Popular Brasileira – Matrizes e Matizes Composicionais.

Para dar mais ênfase ao assunto, um debate sobre a Educação Musical no Brasil será realizado no sábado, 24, na Casa Oswaldo Cruz. A conversa será conduzida por Ricardo Breim, Teca Alencar de Brito e Regina Machado.

Outra atividade destinada ao público são as chamadas aulas-shows, que consistem em explicações conceituais acompanhadas de demonstrações musicais. Elas serão ministradas por Chico Saraiva, Ivan Vilela, Arthur Nestrovski e Celso Sim, de 21 a 23 de novembro, na Capela das Mercês.

E como a pequena Paraitinga, de pouco mais de 10 mil habitantes, é conhecida por reverenciar a cultura de seu povo, será realizado festival de música para revelar novos talentos O evento tem o patrocínio da Natura e é promovido pelo governo do Estado e pela Secretaria Estadual de Cultura, com o apoio da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga.

Saci existe, diz a cidade

Reverenciado pelos habitantes locais, o Saci, um dos personagens mais notáveis do folclore brasileiro, é figura presente entre os habitantes de um dos redutos mais caipiras do Interior de São Paulo.

Real ou não, o fato é que até possui um dia especial, comemorado em 31 de outubro, na mesma data que as bruxas do Halloween.

Para festejar a ocasião, todos os anos a Prefeitura promove a Festa do Saci, repleta de música, dança, espetáculos teatrais, brincadeiras e oficinas de contadores de histórias.

O culto ao sapeca é tão grande que São Luiz do Paraitinga conta com a Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), que dizem não ser difícil avistá-lo pelas redondezas.

Serviço

Como chegar:
Para chegar em São Luiz do Paraitinga, deve-se chegar até Taubaté (Rodovia Presidente Dutra) ou até Ubatuba (BR 101 – Rio-Santos). Em seguida, acessar a Rodovia Doutor Oswaldo Cruz e seguir até o quilômetro 42,5, onde a cidade está localizada.

Programação: Agendamento curso História da Música Popular Brasileira
Tel.: 5549-1544
Agendamento de Trilhas – Núcleo Santa Virgínia
Tel.: (0xx12) 3671-9266
Programação completa da I Semana da Canção Brasileira
Tel.: (0xx12) 3671-2080
Sites:
www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br www.semanadacancao.com.br

Natureza à vista

Não apenas de prédios históricos vive São Luiz de Paraitinga. A natureza também dá o ar de sua graça e pode ser apreciada por meio de trilhas, a maioria localizada no Parque Estadual da Serra do Mar.

Uma delas é a Trilha de Pirapitinga, cujo percurso reserva corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais. Outra, de 18 quilômetros de extensão e relevo bastante íngreme é a Trilha do Corcovado, que leva a um pico de mesmo nome, com 1.168 metros de altitude, com vista para o mar.

Outro atrativo da região são os esportes de aventura, como a canoagem e o rafting, que podem ser praticados ao longo das corredeiras e tombos d’ água do Rio Paraibuna.

Para agendar passeios nas trilhas, é preciso ligar para o núcleo Santa Virgínia.

Casario remete à época colonial

São Luiz do Paraitinga, tão próxima da região metropolitana, também é palco de belezas naturais, culturais e históricas.

Prova disso é que o município abriga o maior acervo arquitetônico colonial do Estado, possível de ser observado por meio de 90 sobrados e casas térreas datadas do século 19.

As construções são tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Para se ter idéia deste patrimônio, durante o festival reserve um tempinho para andar pelas ruas do centro da cidade, onde se concentra grande parte destas edificações.

Na Praça Doutor Osvaldo Cruz está a Igreja Matriz, com seus altares construídos em mármore carrara. Em frente, está localizado o Coreto Elpídio dos Santos, simbologia máxima dos ares interioranos.

Outro exemplar, que demonstra a fé e a religiosidade do lugar, é a Igreja do Rosário, cercada à direita por um muro construído pelos escravos. Outro exemplo é a Capela Nossa Senhora das Mercês, erguida em taipa no final do século 17. No local, é possível encontrar os sinos originais, que ainda badalam, e também os escudos presentes nas armas portuguesas do período colonial.

O Mercado Municipal, cenário de algumas atividades da próxima semana, também do século 19, em formato de quadrilátero em arcadas, sem cobertura na porção central.

Lá, alguns botequins servem o afogado, prato típico de algumas cidades do Vale do Paraíba, feito à base de músculo bovino cozido com condimentos e servido com arroz e farinha de mandioca.

Por Margareth Meza - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.