NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo recebe maior torneio da América Latina
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comitê organizador da Copa de 2010 pede mais apoio aos sul-africanos
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/01/2009 | Esportes
São Caetano vence Santo André no clássico do Grande ABC
O São Caetano levou a melhor sobre o Santo André, ontem à noite, no Estádio Anacleto Campanella, na segunda vitória dos mandantes e no segundo tropeço dos visitantes no Campeonato Paulista. O atacante Cascata entrou na etapa final para marcar o único gol que decidiu o clássico regional.

Os dois lados procuravam estudar o adversário. Era um jeito de se antecipar a possíveis armadilhas do rival. Antes de mais nada, ambos fechavam bem os espaços. As duas equipes pegavam forte na marcação e sabiam como explorar as inversões. Mas pouco arriscavam nos arremates.

Em dez minutos, o São Caetano já havia criado pelo menos duas chances. Aos 20, veio a resposta nos pés de Jonathan. De repente, o Santo André perderia o segundo volante Dirceu, que se contundiu em uma dividida. O técnico Sérgio Guedes recorreu a Juninho no setor. O capitão Fernando permanecia na cobertura. Os alas Arthur e Alexandre não paravam de apoiar. O zero a zero media os limites entre os dois times, que se nivelavam em tudo.

Na segunda fase, repetiram-se as circunstâncias do Santo André, especialmente a falta de ousadia no momento em que deveria concluir mais. Na prática, era como se não quisesse correr os riscos dos contragolpes.

O armador Elvis e o meia Marcelinho Carioca persistiam no trabalho de coordenação, principalmente o segundo, que usava os espaços da direita para forçar os levantamentos. Jonathan e Osny rodavam na frente da sempre atenta vigilância de Marcelo Batatais e Marco Aurélio.

Aos 14, Jonathan, de carrinho num cruzamento de Marcelinho Carioca, quase abriu a contagem. Aos 16, Vandinho arriscou da intermediária, mas Neneca desviou para escanteio. Em seguida, o mesmo Vandinho mandou uma bola na trave. O São Caetano passou a pressionar mais.

Valeu a persistência. Aos 22, Cascata, que havia substituído Marcinho, escolheu o canto direito, indefensável para Neneca: 1 a 0. O Santo André, desarticulado, não conseguia mais reprisar a naturalidade na troca de passes. Aos 38, Marcel, de cabeça, viu Luiz praticar uma providencial intervenção. A troca de Osny pelo criativo Antônio Flávio serviu para elevar a força ofensiva de quem se complicava e não se achava mais em campo. O castigo estava consumado.

Cascata decide a partida e curte "noite de herói"

Ele veio do banco de reservas para decidir o clássico. Recém-contratado pelo Azulão, junto ao América-RN, o meia Cascata fez a diferença no amarrado confronto de ontem. Com apenas cinco minutos em campo, ele recebeu passe dentro da grande área, teve tranqüilidade suficiente para dominar e chutar rasteiro, no canto direito, sem chances de defesa para o goleiro Neneca.

Já consagrado como heroi da partida pelos torcedores, Cascata ainda incomodou por pelo menos mais duas vezes os zagueiros andreenses. Em uma de suas investidas pelo lado direito, cruzou rasteiro e Vandinho quase marcou o segundo gol do São Caetano.

Ainda um pouco tímido e buscando seu espaço entre os titulares, o atacante gostou da receptividade da equipe, principalmente da confiança depositada pelo técnico Vadão. "Percebo que o treinador confia no meu trabalho e procuro retribuir da melhor forma em campo. Hoje fui feliz e tive a oportunidade de marcar o gol da vitória", comemorou o jogador, que começou no futebol há apenas quatro anos, quando largou a profissão de frentista.

Marcar o gol da vitória, no clássico regional, deixou um gostinho especial para Cascata. "O Santo André estava engasgado na garganta. Perdi jogos para eles no ano passado, pela Ferroviária no Campeonato Paulista e depois pelo América-RN no Brasileiro da Série B e hoje pude descontar. Além de ser um clássico, foi contra o time do Osny que é meu vizinho lá na Bahia", provocou.

Por Nelson Cilo e Anderson Fattori - Diário do Grande ABC / Foto: Claudinei Plaza
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.