NOTÍCIA ANTERIOR
Metrô Leve deve utilizar monotrilho
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABC terá patrulhamento aéreo três vezes por semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/02/2011 | Setecidades
São Caetano vai adotar sacolas retornáveis na coleta seletiva
São Caetano substituirá as sacolinhas plásticas do programa de coleta seletiva porta-a-porta, por sacolas retornáveis. Confeccionadas com nylon, as sacolas serão adotadas, experimentalmente, nos próximos 50 dias. Ainda na área ambiental, a cidade pretende concretizar em 2011 o plano de manejo de resíduos sólidos e a expansão da coleta seletiva para 100% dos bairros.

Antes de decidir adotar as sacolas retornáveis, o secretário de Meio Ambiente, Osvaldo Aparecido Ceoldo, visitou cidades que implantaram a medida. “Aos meus olhos, o saco usado em Votorantim foi a melhor experiência que vi. Por isso, vamos testar o formato de lá”, explicou. Assim como as sacolinhas plásticas usadas atualmente na coleta seletiva porta-a-porta, São Caetano vai fornecer as sacolas retornáveis para a população separar os resíduos sólidos. “A compra do material não dá para ser isolada, existem especificações de tamanho, dimensão e quantidade”, revelou.

O secretário informou que a motivação de procurar um substituto para as sacolas de plástico, que podem levar até cem anos para se decompor no meio ambiente, veio da coleta seletiva nos condomínios do município. “Percebemos que nos prédios o programa é 100% correto. As bags são retornáveis; após o lixo reciclado ser retirado, os mesmos equipamentos voltam para os prédios. Queremos tornar a coleta porta-a-porta ecologicamente mais correta.”

Atualmente cinco bairros de São Caetano possuem o programa de resíduos sólidos, enquanto os demais fazem a coleta pontual, por meio dos 80 ecopontos espalhados pela cidade. “A ideia é estender a coleta seletiva, até o final deste ano, para todo o município. E com isso teremos de reestruturar a central de triagem ou até mesmo implantar outra. Ao aumentar o volume precisaremos de mais espaço, equipamentos e equipes”, previu.

Resíduos sólidos - Antecipando-se em um ano à determinação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos que prevê que, até o final de 2012, todos os municípios brasileiros apresentem um plano de resíduos sólidos, São Caetano vai realizar seu planejamento ainda em 2011. “Prevemos a contratação do plano, no orçamento da secretaria, ainda este ano. A perspectiva é fazer o plano em 12 meses e em dois anos colocá-lo 100% em prática.”

Para Ceoldo, a lei divide as responsabilidades ambientais entre governo e sociedade para que os padrões estabelecidos sejam cumpridos. “Hoje a coleta seletiva não é uma obrigação e se o material reciclado é misturado ao orgânico, levamos o lixo mesmo assim. Mas quando a reciclagem for uma obrigação, não poderemos mais levar, e o cidadão poderá ser multado por isso”, esclareceu.

O secretário ainda alertou que a decisão punitiva ficará a cargo de cada município, que vai discutir as possibilidades durante a realização do plano. “Existem os parâmetros que a lei define e dos quais não podemos fugir, mas teremos autonomia de ir mais ou menos longe. Posso fazer apenas um trabalho educacional, ao invés de punitivo. Vai da escolha de cada um”, finalizou.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.