NOTÍCIA ANTERIOR
Diadema gastará R$ 232 milhões em obras viárias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Roubos e furtos de veículos continuam em alta no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/11/2013 | Setecidades
São Caetano tombará áreas verdes dos parques públicos
São Caetano tombará áreas verdes dos parques públicos A partir de agora, áreas como o parque Chico Mendes, serão tombadas em São Caetano. Foto: Amanda Perobelli
A partir de agora, áreas como o parque Chico Mendes, serão tombadas em São Caetano. Foto: Amanda Perobelli
A iniciativa proporcionará a proteção de 250 mil m² de áreas arborizadas da cidade

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Conprescs (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Caetano) irá efetuar o tombamento de todas as áreas verdes de seis parques públicos do município. A ação, aprovada por unanimidade na reunião de novembro do conselho, visa preservar as áreas para as atuais e futuras gerações. Para a Prefeitura, a ação é única uma vez que será a primeira vez que um município totalmente urbano determina a preservação e conservação, com todos os cuidados técnicos de seus locais arborizados.

Um total de aproximadamente 250 mil m² de áreas verdes (equivalentes a 70 campos de futebol) serão tombadas pelo Conprescs nos seguintes locais: Espaço Verde Chico Mendes, Parque Catarina Scarparo D’ Agostini (Chiquinho), Parque Guaiamú, Parque Santa Maria (Cidade das Crianças), Parque Municipal José Alves dos Reis (Bosque do Povo) e Parque Botânico e Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros.

Neste sábado (23/11), durante a edição do programa Prefeitura Perto de Você que contemplou os Bairros Centro, Santo Antônio e Santa Paula, foi realizado o marco inicial da iniciativa, quando o prefeito Paulo Pinheiro, integrantes do Conprescs e demais autoridades plantaram na praça Luiz Olinto Tortorello 50 mudas de árvores.

Para o prefeito Paulo Pinheiro, o tombamento das áreas significa uma preocupação de São Caetano com a qualidade de vida de seus cidadãos e com o meio ambiente. “Nosso município é totalmente urbano e a preservação perene dessas áreas é um passo importante para mantermos e, com certeza, ampliarmos nossa arborização”, disse.

Ênio Moro Junior, presidente do Conprescs, declarou que mesmo com o tombamento dos locais, a manutenção e eventual substituição das árvores e outras espécies será feita normalmente. “Quando uma árvore morrer, por exemplo, outra será plantada no local sem problema. Temos para todo o sempre milhares de metros quadrados de áreas verdes em São Caetano”, afirmou.

O presidente do conselho ainda informou que estudos técnicos e de viabilidade foram feitos antes da decisão. “Nós do Conprescs temos a preocupação não somente com a preservação do patrimônio público de São Caetano, mas também o natural. Levamos três meses estudando e analisando esta ação”, explicou.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.