NOTÍCIA ANTERIOR
Licitação emperra e ambulâncias de Ribeirão são tiradas das ruas
PRÓXIMA NOTÍCIA
População vai às ruas de Ribeirão Pires contra aumento da tarifa
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/01/2013 | Setecidades
São Caetano terá Minha Casa, Minha Vida, afirma Paulo Pinheiro
São Caetano terá Minha Casa, Minha Vida, afirma Paulo Pinheiro Em São Caetano, há 400 cortiços que abrigam 750 famílias; cidade tem déficit de 700 moradias. Foto: ABCD Maior
Em São Caetano, há 400 cortiços que abrigam 750 famílias; cidade tem déficit de 700 moradias. Foto: ABCD Maior
Nos próximos quatro anos, São Caetano vai receber ao menos um projeto financiado pelo Minha Casa, Minha Vida, do governo federal

Nos próximos quatro anos, São Caetano vai receber ao menos um projeto financiado pelo Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Esta é a expectativa do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que confirmou nesta sexta-feira (18/01) pacto firmado com a Caixa Econômica Federal. “Conversei com a coordenação geral da Caixa esta semana e o compromisso foi fechado. Agora, estou mapeando a cidade para saber quais áreas podem receber o investimento”, afirmou o peemedebista.

O anúncio foi feito durante a visita do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, à cidade. O encontro simboliza a pretensão de Pinheiro em se aproximar do governo federal, deixando o isolamento praticado pelas últimas administrações. A justificativa para aproximação se deve em grande parte, conforme o chefe do Executivo, ao rombo financeiro herdado da última administração. Somente na Secretaria de Esportes, a dívida da Prefeitura está avaliada em R$ 2,4 milhões. O déficit é ainda maior se somados todos os departamentos. Nos próximos dias, o Palácio da Cerâmica vai anunciar os valores e as medidas para salvar o financeiro público.

Entre fevereiro e julho, Pinheiro vai se empenhar em buscar financiamentos para a Educação e Saúde municipais. “São Caetano perdeu o primeiro lugar de cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Estamos agora em segunda colocação e vou precisar da ajuda do governo federal para recuperar a cidade”, disse. Até mesmo Rebelo não foi dispensado dos pedidos de socorro do gestor. “A visita do ministro é a primeira de muitas tratativas que vamos ter. Se ele não vier mais em São Caetano, eu vou até Brasília. Ele não vai fugir de mim”, brincou Pinheiro.

No caso da Habitação, o município foi um dos que afastou o programa Minha Casa, Minha Vida. A administração anterior defendeu nos últimos quatro anos que a cidade não possui áreas para iniciar a construção de moradias. Em São Caetano, há 400 cortiços que abrigam 750 famílias. A cidade não tem favelas, porém conta com esse tipo de habitação coletiva. O déficit habitacional em São Caetano é de 700 moradias, mas o governo do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) conseguiu entregar apenas 100 unidades em oito anos de mandato. Ainda assim, projetos de alto padrão financeiro foram facilmente construídos, enquanto apenas um conjunto da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) foi entregue.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.