NOTÍCIA ANTERIOR
Inaugurado, Ecopátio Imigrantes favorecerá ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Compensação do Rodoanel chega a R$ 93 mi em São Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/04/2010 | Setecidades
São Caetano terá maior piscinão do Brasil
As obras para a construção do piscinão Jaboticabal, localizado na divisa entre São Caetano, São Bernardo e São Paulo, deve ter início no segundo semestre. O equipamento de 180 metros quadrados será o maior do Brasil, tendo capacidade para reter quase um milhão de metros cúbicos de água vindas dos ribeirões dos Couros e dos Meninos. “Se conseguirmos mais dez áreas que consigam receber dez piscinões com capacidade de 300 metros cúbicos cada um, o controle das cheias aqui na região será muito mais seguro e estaremos próximos a atingir o volume necessário de retenção” afirmou o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ubirajara Tannuri Felix.

De acordo com Felix, o edital, no valor de R$ 75 milhões, já foi publicado. Dessa forma, as empresas interessadas apresentam as propostas durante maio e o contrato deve ser assinado até julho, com prazo de execução de 36 meses. “Não quero me precipitar e dizer que o piscinão Jaboticabal vai solucionar 100% das enchentes que atingem São Caetano. Porém, 80% desses problemas certamente serão resolvidos”, enfatizou o prefeito José Auricchio Júnior, ao ressaltar que a cidade já conta com reservatório que comporta 300 mil metros cúbicos de água, às margens da Aavenida Guido Aliberti.

Enchentes no ABC
O chefe do Executivo ressaltou que outras localidades da região serão favorecidas com o reservatório. “Esse piscinão trará melhorias na questão das enchentes na cidade e também para todo o ABC, já que desobstruirá, por exemplo, a via Anchieta, rota de acesso de caminhões que levam cargas ao Porto de Santos”, pontuou.

Com relação a São Bernardo, o superintendente anunciou que o piscinão Ford Fábrica já está concluí­do e que o reservatório Taboão deve ser finalizado em maio. Os dois complexos permitirão o acúmulo mais de 260 mil metros cúbicos de água. Com a entrega das três obras, o ABC passará a contar com 20 equipamentos.

O assunto seria pauta ontem também na reunião dos prefeitos da região no Consórcio Intermunicipal do ABC. A ideia era acertar o rateio dos custos de manutenção dos piscinões entre as cidades, São Paulo e o governo estadual. O previsto é que o governo do Estado arque com 50%; a Prefeitura de São Paulo com 25%; e a região (com exceção de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) com os 25% restantes. No entanto, como não houve participação da Capital, tanto o Consórcio quanto o Estado devem apresentar ofício para a Prefeitura de São Paulo comparecer a novo encontro, no qual será feita a revisão dos custos.

De acordo com informações apresentadas por técnicos do Consórcio, apenas os municípios do ABC e o Governo do Estado investem em manutenção, por meio de convênios estabelecidos em 2007 e 2009. Estudos feitos pelo órgão em parceria com o DAEE demonstram que a Capital se beneficia indiretamente pela ação dos reservatórios presentes nos sete municípios. .

Farmácia Popular
Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular visa a ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais. Os produtos são subsidiados pelo governo federal, que chega a arcar com 90% do valor. O oseltamivir engrossará a lista de 107 itens oferecidos no espaço, que conta com analgésicos, anti-hipertensivos e preservativos.

Por Rosângela Dias - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.