NOTÍCIA ANTERIOR
Taxistas excluem cobrança da taxa de divisa de municípios
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região remove 246t de lixo do esgoto
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/08/2016 | Setecidades
São Caetano reduz criminalidade
São Caetano reduz criminalidade Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
São Caetano conseguiu reduzir os índices criminais no mês de julho. Conforme dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, houve queda nos casos de roubo de veículos em 40%, caindo de 35 casos para 21 na comparação entre 2016 e 2015. Outro indicador que também despencou foi o roubo em geral: passou de 107 para 54 o número de ocorrências no período recortado, baixa de 47,66%.

Além disso, também houve redução no furto em geral (28,23%), passando de 124 casos para 89. Já em relação ao número de homicídios, não houve nenhum registro no município no período.

Conforme o secretário de Segurança municipal, Marco Antonio Barreiras, a queda na criminalidade é resultado do investimento da Prefeitura na área. O programa Cidade Segura, lançado em 2014, teve aporte de R$ 9 milhões e beneficiou as polícias Militar e Civil, além da GCM (Guarda Civil Municipal).

“É resultado dos 17 itens de Segurança Pública que a administração municipal incluiu no programa. Entre os principais estão o armamento e (a entrega de) veículos novos para a GCM, que são instrumentos que dão mais agilidade. Conseguimos fazer a prevenção, o que acaba diminuindo o crime e, quando ocorre (a ação criminosa), a Polícia Civil tem esclarecido. Ou seja, é um trabalho de três mãos.”

O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) também destacou a inauguração da base da GCM em frente à Avenida Almirante Delamare, no fim de junho, como ponto importante para a redução da criminalidade. “Entreguei 50 novas viaturas para a GCM e trouxe o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) para São Caetano. Combatemos a violência com coragem para proteger nossa população de forma integral.”

Entre outras ações do programa, também estão incluídas a compra de viaturas para a PM, a reforma de delegacia e companhia da Polícia Militar, além da operação delegada. Atualmente, a cidade é a única do Grande ABC que mantém a remuneração para GCMs e policiais militares que trabalham no dia de folga. O valor da diária de cada profissional é de R$ 158. “Na operação delegada, temos média de 16 policiais a mais por dia. Já na (operação) diferenciada, que remunera os guardas municipais, aumenta para 25 por dia. Cada um só pode trabalhar até dez dias por mês”, explicou o secretário.

A corporação da cidade, que atualmente conta com 390 guardas ativos, ganhará mais 26 no fim de setembro. Isso porque os profissionais vão se formar no Centro Regional de Formação em Segurança Urbana, mantido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. “Considerando que são quatro turnos e temos o mínimo de oito GCMs por turno, significa quatro viaturas a mais rodando pela cidade em cada período”, destaca Barreiras.

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.