NOTÍCIA ANTERIOR
Nos EUA, crianças desenvolvem gosto pelos livros lendo para gatos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Unesp divulga terceira chamada do vestibular 2014
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/02/2014 | Educação
São Caetano pretende se tornar cidade da educação
São Caetano pretende se tornar cidade da educação Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
Após assinar, na manhã de ontem, parceria com o Google para que a empresa norte-americana ofereça softwares e aplicativos à rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Caetano faz planos para se tornar uma “cidade educativa”. Os programas de computador serão utilizados pelos cerca de 19 mil estudantes e 1.500 professores das 67 escolas mantidas pelo município.

“Nós queremos espaços de aprendizagem nos 15 quilômetros quadrados de área da cidade, como se fosse uma extensão da sala de aula”, explica o diretor do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), André Stábile. Segundo ele, a ideia é promover a produção e compartilhamento de experiências em diversos ambientes, como parques, praças, museus e teatros.

Uma das ferramentas para alcançar o objetivo traçado é a tecnologia. A cidade é a primeira do País a firmar o convênio com o Google e será beneficiada com capacitação dos docentes e oferta de produtos como e-mail, agenda, calendário, documentos de texto, planilhas, opção de compartilhamento de vídeos e imagens, criação de sites e acesso a conteúdos educativos. Dessa forma, professores e alunos poderão trabalhar em tempo real a partir de qualquer dispositivo que ofereça acesso à internet.

O presidente da empresa no Brasil, Fábio Coelho, destaca que a conectividade permite não só acesso a entretenimento e notícias, mas à formação de cidadãos questionadores. “Nosso espírito é o de contribuir para uma sociedade melhor. Com o apoderamento das tecnologias, teremos mais pessoas comprometidas com a resolução de problemas.”

PRÓXIMOS PASSOS

Para Stábile, o município ainda tem longo caminho a percorrer até atingir sistema de Educação pública de alto desempenho, apesar de já apresentar índices educacionais de destaque. “Estamos melhorando a cada dia, temos os melhores parceiros do País, mas ainda não estamos satisfeitos.”

Entre os próximos projetos pleiteados estão a necessidade de investir em plano de carreira docente capaz de atrair professores talentosos, além de manter os atuais. O município planeja também prosseguir com as parcerias para capacitação e formação continuada e diminuir o nível de defasagem em relação à idade e série adequadas dos estudantes.

Segundo o diretor do Cecape, o cumprimento das políticas nesse segmento possibilitará a criação de uma cidade de Educação integral. As boas práticas, avalia, podem se tornar referência para as demais redes de ensino do Brasil.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.