NOTÍCIA ANTERIOR
Filho de Sarney é indiciado por formação de quadrilha
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lula visita José Alencar em hospital em São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/07/2009 | Política
São Caetano municipalizará 16 clubes
Para atender a uma determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), a Prefeitura de São Caetano passará a administrar 16 centros esportivos. Atualmente, esses clubes têm gerência própria, apesar de funcionarem em áreas da Prefeitura e receberem subvenção para manter o funcionamento, além das taxas pagas por associados. Com a mudança da administração para o município, os espaços passarão a ser abertos ao público de forma gratuita.

"A transição da administração não será imediata e abrupta", garantiu o secretário de Esportes e Turismo, Mauro Chekin. Segundo ele, a intenção é que até o fim do ano, quatro clubes estejam totalmente sob comando do município. A transferência do gerenciamento dos outros 12 centros esportivos deve ocorrer ao longo de 2010.

Entre os 16 clubes, estão a AD São Caetano e a ABREVB (Associação Beneficiente Recreativa e Esportiva de Vila Barcelona).

A partir desta alteração, toda a infraestrutura dos centros esportivos será de responsabilidade da Prefeitura. No entanto, a administração ainda não decidiu como será a transição, a abertura ao público e quanto gastará para manter os centros esportivos abertos. As definições devem ser apresentadas até o fim de agosto.

"Montamos uma comissão que irá definir metas e propostas, até porque isso representa mais gastos da secretaria que devem ser contemplados na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e no orçamento da cidade", explicou Chekin.

O secretário adiantou que uma das possibilidades é compartilhar os espaços com as escolas municipais e com o Departamento de Esportes para a seleção de talentos. "Podem ser criados incentivos ao estudantes para que permaneçam nos clubes quando não estiverem em horário de aula para incentivo da prática esportiva."

O vice-líder do governo na Câmara, Fábio Palácio (PR), aponta benefícios à população. "Quando o TCE proíbe a subvenção da Prefeitura aos clubes, muitos deles acabam fechando. Ao assumir estes espaços, o município poderá racionalizar o serviço e os gastos dando a todos o direito de uso", afirmou.

Segundo ele, grande parte destes clubes possuem atualmente um número pequeno de associados e muita inadimplência no pagamento das mensalidades. "Eles não têm como se manter."

Já o vereador oposicionista Edgar Nóbrega (PT) acredita que a decisão é "controversa". "A Prefeitura não discutiu essa possibilidade com as atuais administrações dos clubes e não sabe qual a realidade de cada um deles. Acho que deveria ser debatido com estes clubes quais as melhores formas de gestão."

Por Cristiane Bonfim - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.