NOTÍCIA ANTERIOR
Árvores ''espremidas'' arrebentam calçadas
PRÓXIMA NOTÍCIA
CPTM consegue autorização ao Expresso Turístico de Paranapiacaba
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/08/2010 | Setecidades
São Caetano estuda bilhete único para outubro
A Prefeitura de São Caetano está preparando o sistema de transporte para receber a bilhetagem única. A expectativa é de que os usuários possam fazer baldeação entre as sete linhas municipais com apenas uma passagem até meados de outubro.

Nos próximos meses, as empresas responsáveis pela gestão das linhas vão instalar os equipamentos de validação dos cartões magnéticos. O secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Ferreira de Souza, disse que todas as linhas vão passar por mudanças nos itinerários. “O bilhete único deve começar a valer nos próximos 60 dias. Já estamos implantando as catracas eletrônicas”, confirmou.

Atualmente, apenas três linhas permitem a baldeação gratuita: Circular B Bairro Mauá, Circular Oswaldo Cruz e Nova Gerty-Santa Maria. De acordo com Souza, os caminhos das linhas se cruzam, o que facilita a integração. Após a instalação de todas as catracas eletrônicas, a secretaria mudará os itinerários das demais linhas. “A ideia é fazer com que os itinerários se cruzem, assim o usuário terá de andar no máximo um quarteirão para tomar o próximo ônibus após o desembarque”, afirmou Souza.

Os cartões magnéticos já podem ser adquiridos no Terminal Rodoviário Nicolau Delic ou no Atende Fácil (rua Major Carlos Del Prete, 651, Centro). O secretário de Mobilidade Urbana garantiu que os cartões são entregues até 24 horas após a solicitação. “A integração tarifária vai beneficiar principalmente os idosos, pois terão disponíveis mais poltronas”, disse. Hoje, as cadeiras preferenciais estão instaladas na parte da frente dos ônibus. “Os aposentados vão poder passar pela catraca e escolher mais assentos”, observou.

Linha-tronco – Outra mudança no transporte municipal será a criação de uma linha-tronco, que vai ligar a estação central à Estação José Montilha, no Bairro Nova Gerty. “A linha Centro/Nova Gerty vai passar por algumas ruas para interligar todas as linhas à Estação José Montilha”, continuou Souza.

A frota municipal, com 49 veículos, transporta mais de 20 mil passageiros por dia. O secretário garantiu que, caso a demanda aumente com o funcionamento do bilhete único, a Prefeitura estuda solicitar mais veículos às empresas administradoras. A tarifa, que custa R$ 2,30, deve permanecer sem alteração, e os funcionários que fazem a cobrança da passagem têm os cargos assegurados, de acordo com o secretário.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.