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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/08/2012 | Setecidades
Sâo Bernardo testa ônibus híbridos
Sâo Bernardo testa ônibus híbridos  Modelo é utilizado em Curitiba, no Paraná. Foto: Luciano Vicioni
Modelo é utilizado em Curitiba, no Paraná. Foto: Luciano Vicioni
Modelo movido a diesel e eletricidade poderá circular nos futuros corredores de ônibus

Durante toda a semana, a Prefeitura de São Bernardo testou junto com técnicos da SBC Trans, empresa que opera o sistema de transporte público do município, um modelo híbrido de ônibus que poderá ser utilizado nos futuros corredores de ônibus. Os carros, fabricados no Brasil pela Volvo, são movidos a diesel e eletricidade, e geram energia a partir do próprio funcionamento, dispensando redes elétricas externas, como é o caso dos trólebus.

Na tarde desta terça-feira, o secretário de Transportes e Vias Públicas mostrou o modelo em teste para a imprensa. De acordo com Oscar Gameiro, os ônibus ainda não foram definidos como sendo os que vão percorrer os corredores, mas a Administração está satisfeita com os testes.

“O modelo faz menos ruído, é mais confortável, maior e polui muito menos do que um ônibus convencional. Queremos atrair a população para o transporte público, e para isso precisamos ter um serviço de excelência. Estamos buscando isso”, afirmou o chefe da pasta.

No Brasil, o modelo híbrido experimentado por São Bernardo já é utilizado em Curitiba, no Paraná. Para o diretor operacional da SBC Trans, Maurício Thesin, o veículo já está consolidado como um modelo de sucesso, a ideia é analisar como reage às condições viárias e de tráfego de São Bernardo. “Em Nova Iorque são 1.300 circulando nas ruas. Sabemos que funciona muito bem. Queremos apenas afiná-lo com a realidade da cidade.”

Corredores – Dos 13 corredores de ônibus pretendidos pela Administração, três (Alvarenga, Vergueiro e João Firmino) já possuem projeto executivo. A Prefeitura prevê que as obras comecem em 2013, e afirma que o contrato com o banco financiador da obra seja assinado em 15 dias.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
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