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DATA DA PUBLICAÇÃO 05/04/2010 | Setecidades
São Bernardo terá radar com leitor de placa
Ainda neste mês entrará em funcionamento os três radares com leitura automática de placas (LAP), o chamado “dedo-duro” capazes de, além de detectar os limites de velocidade, ler placas e identificar veículos irregulares nas rodovias Anchieta e Imigrantes.

Segundo a Secretaria de Transportes, o período de testes realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas se encerrou em fevereiro, com quatro aparelhos sendo testados na Anchieta. De acordo com a pasta, cerca de 30% dos veículos abordados pela Polícia Rodoviária no Estado têm alguma irregularidade documental.

São Bernardo será o único município da região a ter radar equipado com LAP e o aparelho estará fixado no quilômetro 21,5 da Imigrantes (sentido litoral) e o ponto de abordagem será no quilômetro 22,5. Os outros dois equipamentos estarão na Anchieta, sendo um em São Paulo, no quilômetro 9,7 e o terceiro em São Vicente, no quilômetro 62. Os primeiros contratos serão por 17 meses, mas o período pode ser estendido para até cinco anos.

Sistema interligado
De acordo com o secretário de Transportes, Mauro Arce, além de detectar excesso de velocidade, os radares dedo-duro - que estarão interligados a um sistema junto às secretarias de Segurança Pública e da Fazenda - serão capazes de informar sobre o cadastro do veículo, se ele é roubado, se o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi pago, se o licenciamento está em dia ou qualquer outro tipo de irregularidade. “Estamos contratando prestação de serviços, um radar mais sofisticado. A finalidade é proteger o cidadão que paga impostos. Vão funcionar nos locais das rodovias onde há mais movimento”, explica o secretário.

Em todo o Estado estarão distribuídos 41 radares desse tipo e, de acordo com a secretaria, o objetivo não é tornar os radares mecanismo de fiscalização punitivo, e sim preventivo. O sistema de funcionamento desses equipamentos é simples. Quando o veículo em situação irregular passar por um dos pontos, o radar apita e pelo rádio o operador avisa à Polícia Rodoviária que deverá autuar o condutor.

Infrações de trânsito
Segundo informações do Estado, em 2005 quando foram realizados testes durante nove dias, 2% dos veículos que passaram pelo local não estava licenciados e 0,04% tinham registro na polícia por furto ou roubo.

Além de identificar infrações ao Código Nacional de Trânsito, os radares LAPs acessam por meio de sistema banco de dados das Secretarias de Segurança e Fazenda, além da Polícia Rodoviária. Os veículos flagrados com alguma irregularidade serão retirados de circulação e encaminhados para o pátio para regularização.

As rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Ra­poso Tavares, Castello Branco, Marechal Rondon, Bandeirantes, Rio-Santos, Tamoios e Mogi-Bertioga também contarão com os equipamentos.

Por Renato Brasileiro - Diário Regional
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