NOTÍCIA ANTERIOR
Veja o calendário das inscrições dos vestibulares em São Paulo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vencedor de ''Nobel'' em matemática vira exemplo para alunos no Rio
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/08/2014 | Educação
São Bernardo terá Faculdade de Medicina em 2015
São Bernardo terá Faculdade de Medicina em 2015 Nova faculdade vai funcionar já no próximo ano em espaço na rua Wallace Simonsen, no Bairro Nova Petrópolis. Foto: Rodrigo Pinto
Nova faculdade vai funcionar já no próximo ano em espaço na rua Wallace Simonsen, no Bairro Nova Petrópolis. Foto: Rodrigo Pinto
Ministério da Educação autorizou criação de curso, que terá primeira turma a partir do ano que vem

O ABCD terá um novo curso de Medicina a partir de 2015. São Bernardo recebeu autorização do MEC (Ministério da Educação) e do CNS (Conselho Nacional de Saúde) para ofertar a graduação a partir de fevereiro do ano que vem. O curso de turno integral com duração de seis anos será ministrados pela FAM (Faculdade das Américas), que terá campus na rua Wallace Simonsen, Bairro Nova Petrópolis.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, a secretária de Saúde, Odete Gialdi, e a diretora geral da FAM, Leila Mejdalani Pereira, participarão de coletiva de imprensa nesta terça-feira (12/08) para dar maiores detalhes sobre a nova graduação. O processo seletivo para formação da primeira turma está previsto ainda para este ano, com início das aulas em fevereiro de 2015. A FAM conseguiu autorização para ofertar 100 vagas anuais, mas a assessoria de imprensa não soube informar quantas dessas serão na Região. A faculdade também tem campus na Capital.

“O curso de Medicina que será implantado em São Bernardo é fundamental para o futuro da assistência em saúde pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não só para o município, mas para todo o ABCD. Trata-se de uma região com mais de 2,5 milhões de habitantes, mas que forma apenas 110 médicos por ano. Muitos não são do ABC e retornam aos seus municípios de origem. Com o novo curso, além de ampliar a oferta de vagas para os interessados em cursar Medicina, as cidades terão mais condições de contratar e fixar os médicos nos serviços de saúde”, afirmou a secretária de Saúde de São Bernardo.

O curso em São Bernardo será o terceiro da Região. A Faculdade de Medicina do ABC está em Santo André desde 1969 e oferece 110 vagas. Neste ano, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) abriu a primeira turma de Medicina e disponibiliza 60 vagas semestrais.

Avaliação - Em visita ao ABCD em junho deste ano, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, adiantou que São Bernardo tinha sido bem avaliada pela comissão. “Já tenho a informação dos certificadores de que a avaliação em São Bernardo foi excelente sobre as condições de estrutura que a cidade oferece”, afirmou na ocasião.

O ministro ressaltou ainda que a criação de novas vagas em Medicina é ponto fundamental do Programa Mais Médicos. A previsão do MEC é criar, até 2017, 11.447 vagas de Medicina – 3.615 em instituições públicas e 7.632 nas particulares. A meta é que, até 2022, haja uma média de 2,7 médicos por mil habitantes. Hoje a média é 2 médicos por mil habitantes.

Mauá também foi pré-selecionada para curso
Em dezembro do ano passado, o MEC divulgou uma lista com municípios pré-selecionados para implementar cursos de Medicina em instituições privadas. Entre as 49 cidades, estavam São Bernardo e Mauá. Os municípios receberam visitas in loco de uma comissão de especialistas para verificar a estrutura da rede pública de saúde e requisitos como ter pelo menos cinco leitos do SUS por aluno e possuir, no mínimo, três programas de residência médica em especialidades prioritárias como clinica médica, pediatria e medicina da família e comunidade.

Mauá recebeu em maio uma equipe de profissionais para avaliar as condições de criação do curso no município. Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que foram informados pelo MEC de que ainda não foi encerrado o processo de vistoria em todos os municípios pré-selecionados. “Também foi esclarecido que a divulgação será publicada pelo MEC provavelmente em setembro”, finalizou a nota.



Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.