NOTÍCIA ANTERIOR
Tratamento de câncer pelo SUS já está na lei
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estudo diz que nova gripe aviária pode ser transmitida entre humanos
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/05/2013 | Saúde e Ciência
São Bernardo, Santo André e Mauá aderem ao programa Crack, é possível vencer
São Bernardo, Santo André e Mauá aderem ao programa Crack, é possível vencer O ministro José Eduardo Cardozo com o prefeito de Mauá, Donisete Braga. Foto: Divulgação/PMM
O ministro José Eduardo Cardozo com o prefeito de Mauá, Donisete Braga. Foto: Divulgação/PMM
Programa do governo federal prevê ações integradas em saúde, assistência social e segurança

São Bernardo aderiu ao programa do governo federal 'Crack, é possível vencer', nesta sexta-feira (24/05). O prefeito Luiz Marinho assinou o termo de adesão à iniciativa na secretaria estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. Outros 14 municípios do Estado assinaram o termo. O programa, que tem orçamento de R$ 4 bilhões até o final de 2014, prevê expansão da rede de enfrentamento ao crack e outras drogas e ações integradas e articuladas com as áreas de saúde, assistência social e segurança. Mauá e Santo André também aderiram ao programa.

A ideia é oferecer mais prevenção e um tratamento integrado aos dependentes por meio da articulação da União, estados, municípios e sociedade civil. Nesta primeira etapa do programa, estão participando municípios com população acima de 200 mil habitantes.

De acordo com Marinho, esse trabalho é uma forma eficiente de abordar o problema das drogas. O prefeito também chamou a atenção sobre o papel da sociedade e da família. "É preciso criar políticas públicas para vencer a dependência, mas sem deixar de endurecer em relação ao crime", afirmou.

Diferenciação - O ministro José Eduardo Cardozo destacou que para a eficácia do plano de enfrentamento ao crack é preciso diferenciar as organizações criminosas dos usuários e dependentes químicos. "Em relação aos criminosos e aos narcotraficantes, não podemos ser românticos, mas sim eficazes. Do outro lado, o dependente químico deve ser atendido com bons tratamentos de saúde e boas políticas públicas", disse.

Para auxiliar o planejamento e o monitoramento das ações nos municípios, foi criado dentro do Sistema de Informação e Monitoramento da Presidência da República a área do programa 'Crack, é possível vencer'. O acesso ao sistema é feito por meio do endereçohttps://simpr.presidencia.gov.br/crack.

Os outros municípios que assinaram o termo de adesão foram Araraquara, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Rio Preto, Sorocaba, Santos, Mauá, Santo André e São Bernardo.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.