NOTÍCIA ANTERIOR
Radares na Índio Tibiriçá ficam escondidos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prova da OAB vendida na região é original
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/12/2007 | Setecidades
São Bernardo retira enfeites de Natal
Após um mês de polêmica, a decoração natalina de São Bernardo começou a ser retirada ontem das ruas da cidade. A Prefeitura rescindiu o contrato com a empresa responsável pelos enfeites porque o projeto proposto não foi cumprido.

A administração municipal informou que não haverá custos para a Prefeitura e que entrou em um acordo com a empresa para a retirada da decoração.

Os enfeites receberam diversos apelidos pela cidade, conforme a criatividade de quem olhava. Entre os mais comuns, a idéia de que haviam sido inspirados no filme A Bruxa de Blair ou ainda nos espantalhos de O Planeta dos Macacos.

“Enfeites com pedaços de pano pregados em madeira lembram balões de festa junina ou uma decoração de Carnaval”, afirma o munícipe e astrólogo Ivan Freitas, 44 anos. Junto a outros moradores, Freitas se mobilizou pela internet (leia ao lado) e discutiu a questão no site de relacionamentos Orkut.

O projeto original envolvia a iluminação de 44 quilômetros de ruas, parques e praças. Eram estrelas, anões, telas prateadas, árvores de Natal e presépio. Até o começo do mês, 26 bairros e oito locais públicos receberiam a decoração natalina.

Prefeitura
A reportagem solicitou entrevista à Prefeitura, mas não teve o pedido atendido. A administração não informou o custo que teria com a decoração.

Não há prazo para a conclusão dos trabalhos. Muitos dos luminosos só poderão ser retirados à noite, para não atrapalhar o trânsito de veículos nem a circulação de pedestres nos centros comerciais.

Moradores debatem assunto no Orkut

A polêmica sobre os enfeites natalinos em São Bernardo está até no site de relacionamentos Orkut. O tópico Tentativa de Decoração Natalina, na comunidade São Bernardo do Campo, foi criado em 16 de novembro para discutir a decoração nos espaços públicos.

O astrólogo Ivan Freitas, 44 anos, com outros membros da comunidade, entrou por diversas vezes em contato com a Prefeitura para protestar. “É uma pobreza de arte e não representa o espírito natalino”, afirma Freitas. “A retirada é uma vitória da população que se mobilizou. Até a minha filha de 8 anos chamou essa decoração de desenfeite de Natal”, conta.

Por Luciana Yamashita - Especial para o Diário / Foto: www.brandnews.com.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.