NOTÍCIA ANTERIOR
Trecho Leste do Rodoanel terá oito radares de velocidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sabesp investe total de R$ 58 mi para reduzir perdas
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/07/2014 | Setecidades
São Bernardo recebe praça revitalizada no Jordanópolis
São Bernardo recebe praça revitalizada no Jordanópolis Melhorias no espaço foram demanda de Orçamento Participativo. Foto: Andris Bovo
Melhorias no espaço foram demanda de Orçamento Participativo. Foto: Andris Bovo
São Bernardo entrega praça no Jordanópolis
Entrega ocorreu na manhã deste sábado; área será palco para evento de skate no fim do mês


São Bernardo recebeu na manhã deste sábado (12/07) a praça Zequinha de Abreu revitalizada, no Bairro Jordanópolis. A área, com mais de oito mil metros quadrados, fica entre a avenida São Paulo e a rua Botucatu. A reforma da área de lazer foi demanda do OP (Orçamento Participativo).

O espaço foi integrado à praça Professora Faustino Pinheiro Silva, formando uma grande área de lazer com equipamentos de alongamento e academia para terceira idade, nova iluminação, bancos, mesas, playground, nova pista de skate e quadras reformadas.

Conforme informou o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Bernardo, Tarcísio Secoli, foram investidos 1,2 milhões na revitalização do espaço, unindo as duas praças, que receberam 160 novas árvores nativas da mata atlântica, sendo 50 delas frutíferas e 25 árvores antigas foram retiradas por estarem danificando as calçadas. A revitalização durou em média seis meses para ser concluída. “Colocamos uma lombofaixa entre as praças para os veículos circularem em velocidade baixa e a área de lazer poder ser utilizada por crianças e idosos”, afirmou Secoli.

Participação Popular - O arquiteto responsável pelo projeto de Parques e Jardins de São Bernardo, Jurandir Prestes Junior, contou que ouviu a população ao planejar o espaço, priorizando acessibilidade ao unir as praças e criar uma ampla área de caminhada sem degraus, instalar áreas de lazer para públicos de todas as idades e deixar o espaço livre para favorecer a visibilidade quando houver eventos no local. “A praça é uma extensão das casas das pessoas, como um grande quintal para recração”, afirmou Junior.

Neste sábado, os moradores já estavam utilizando o espaço para passear com os animais de estimação, andar de skate, bicicleta e levando os filhos para brincar. A auxiliar de produção Dalila Paixão Passos, 31 anos, nasceu no bairro e estava com a família no novo playground. “Antes só tinha uma gangorra de madeira aqui e estava quebrada, agora o espaço está ótimo, sempre brinquei aqui e agora é a vez da minha filha”, contou enquanto empurrava a garotinha no balanço.

A aposentada Léa Moraes Luque, 69 anos, mora no Jordanópolis há 48 anos, acompanhou a inauguração do espaço e aprovou as mudanças. “Antes as calçadas eram esburacadas por causa das raízes das árvores que quebraram tudo e era perigoso tropeçar e cair, agora o caminho está liso, de fácil acesso para todos. Os aparelhos de ginástica também são ótimos para quem não pode ir à academia”, observou Léa.

Eventos - No dia 26 de julho, a praça será palco para o circuito municipal de street skate de São Bernardo, no qual os skatistas farão uso do novo espaço. A pista foi projetada pelo arquiteto Arthur Prata que, por praticar o esporte e ter feito reuniões com outros praticantes, pôde atender às necessidades dos usuários. “Antes tinha apenas uma minirrampa, agora colocamos o formato de pista skate park com canos e plataformas”, contou Prata.

Responsabilidade - O prefeito Luiz Marinho (PT) estava presente na entrega da revitalização e ressaltou a importância dos cuidados com o espaço, além da responsabilidade das famílias quanto à educação e cidadania. Marinho também afirmou que vai buscar reforços junto à polícia militar e guarda municipal para evitar violência e vandalismo no espaço. A participação popular também foi ressaltada. “As demandas de Orçamento Participativo e até mesmo as reclamações ajudam a melhorar a cidade”, disse Marinho.

Além da revitalização da praça, reforma de UBS (Unidade Básica de Saúde), canalização do córrego Ribeirão dos Couros, reforma do cemitério da Paulicéia e da praça Almeida de Machado também foram demandas de OP da Região C, que engloba os bairros Jordanópolis e Paulicéia.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.