NOTÍCIA ANTERIOR
Novo Oratório recebe equipes do Cidade Interativa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Documentação de jet ski que matou menino em represa estava irregular
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/02/2012 | Setecidades
São Bernardo realiza 2ª Pisa da Uva
São Bernardo realiza 2ª Pisa da Uva  Tradição de Portugal, pisa acontece desde 1989 em São Bernardo. Foto: Luciano Vicioni
Tradição de Portugal, pisa acontece desde 1989 em São Bernardo. Foto: Luciano Vicioni
Foram utilizados 6,5 mil quilos da fruta, o que resultará na produção de 4,5 mil litros de vinho

A Comunidade de São Martinho, no Bairro Taboão, em São Bernardo, realizou na noite desta sexta-feira (24/02) a 2ª Pisa da Uva. Aproximadamente 6,5 mil quilos de uva tipo isabel e cortese foram adquiridas de produtores da região Sul do Brasil, o que resultará na produção de cerca de 4,5 mil litros de vinho artesanal.

A confecção da bebida faz parte da vida do produtor Manuel Rodrigues de Almeida. Nascido em Portugal, mais precisamente na Vila de Barqueiros, o vinicultor conta que iniciou a prática aos três anos de idade, com auxílio do pai. “Ele dizia que quando se começava a pisar uva, as pernas ficavam fortes. Todas as vezes que eu faço a pisa da uva, volto à minha mocidade, aos meus 14, 15 anos”, disse.

Aos 16 anos, seu Almeida, como é conhecido, veio para o Brasil e trouxe consigo a tradição portuguesa. Em São Bernardo, a produção do vinho começou em 1989 e nunca mais parou. Com a ajuda de familiares e amigos, a confecção artesanal da bebida tem início sempre no começo do ano, época da colheita do fruto no sul do País.

O processo requer prática e paciência. A pisa dura entre duas e três horas e só termina quando não é possível sentir as sementes e peles das uvas. Em seguida, o líquido é armazenado em barris, onde passa por longa etapa de fermentação, que pode durar de sete meses a um ano.

Sozinho - Apesar da complexidade do processo, seu Almeida afirma que produzir a bebida é algo natural. “O vinho se faz sozinho, a gente só precisa administrar”, salientou.

O produtor também explicou a ligação do vinho com a comunidade de São Martinho, que é patrono dos vinicultores, cavaleiros, pedintes e alfaiates. É em 11 de novembro, dia do padroeiro, que o vinho é finalmente consumido.

“É uma tradição do sul da Europa, eles realizam festa regada a vinho e castanhas para agradecer São Martinho pela abundância dos frutos que colheram. Por isso que o vinho sai abençoado”, avaliou seu Almeida.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.