NOTÍCIA ANTERIOR
São Caetano proíbe venda de bebida alcoólica
PRÓXIMA NOTÍCIA
Feijoada com Demônios da Garoa
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/08/2011 | Setecidades
São Bernardo reabre Chácara Silvestre
Este final de semana (27 e 28 de agosto) será de festa para os moradores do Bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, e defensores da Chácara Silvestre. O prefeito Luiz Marinho entregará neste sábado (27/08) a reforma da área de 85 mil m² que abrange todo o entorno do imóvel. Além do prefeito e demais autoridades, também está prevista a presença de Beatriz Simonsen Bornhausen, neta de Wallace Simonsen, ex-proprietário da chácara e primeiro prefeito da cidade.

No sábado, a partir das 11h, o público poderá prestigiar a exposição História da Chácara, seus usos e memórias e o processo de sua revitalização, além de cortejos com grupos de cultura popular da cidade. Após as 14h, os munícipes poderão curtir ainda o Balaio Popular que une repente, cordel e forró pé de serra sob a coordenação do cordelista Moreira de Acopiara. Já no domingo (28/08), às 11h, haverá a apresentação da Filarmônica Vera Cruz com a regência do maestro Júlio Medaglia.

A partir deste sábado, o parque funcionará todos os dias, das 6h às 18h. Com projeto paisagístico orçado em R$ 3,3 milhões, o espaço de lazer possui pistas de caminhada, pontes, espelho d’água, arquibancadas nas gramas, palco, academia de ginástica, sanitários, bancos e mesas de concreto. Já na área pública de 5,6 mil m², anexa ao parque, foi construído um playground com escorregadores, áreas de convívio, pergolados e circuito de bicicleta para as crianças.

Edital - No mesmo dia da reabertura do parque Chácara Silvestre também está prevista a abertura do edital para o restauro do casarão. “Após a assinatura do edital, a expectativa é que se leve cerca de 30 dias para anunciarmos a empresa vencedora”, destacou secretário-adjunto de Cultura e presidente do Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural), Osvaldo de Oliveira Neto. Se tudo der certo, o restauro do casarão dos anos 1930 será iniciado em outubro.

De acordo com o secretário-adjunto, este será o primeiro restauro de um bem público da cidade e, por isso, a ideia é fazer da experiência um aprendizado para a população. Visitas monitoradas de escolas municipais ao espaço será uma das formas de inclusão à obra. Depois de pronto, o casarão se tornará um Centro de Referência Popular, onde haverá biblioteca, videoteca, oficinas e um espaço reservado à memória do local.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.