NOTÍCIA ANTERIOR
Operação prende quadrilha do PCC em São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Grande ABC registra má qualidade do ar
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/08/2013 | Setecidades
São Bernardo intensifica atendimento a moradores de rua no inverno
São Bernardo intensifica atendimento a moradores de rua no inverno Cidade possui dois serviços de acolhimento, a casa de integração e albergue. Foto: Divulgação/PMSB
Cidade possui dois serviços de acolhimento, a casa de integração e albergue. Foto: Divulgação/PMSB
Serviço de abordagem é feito por 16 educadores, de segunda a domingo, das 8h às 23h

Nesta época de frio, principalmente durante as madrugadas, o atendimento à população em situação de rua de São Bernardo é intensificado pela Prefeitura, por meio do Centro POP, que realiza acolhimento e abordagem social, além do trabalho de reintegração familiar.

Hoje, são identificadas cerca de 300 pessoas nesta situação no município, mas este número é variável, uma vez que parte desta população é transitória.

A cidade possui dois serviços de acolhimento, sendo a casa de integração, que atende 26 homens em regime de moradia provisória, e o albergue com 150 vagas em regime diuturno. A estrutura possibilita a abertura de outras 50 vagas emergenciais para pernoite no inverno.

O albergue municipal também funciona como centro de convivência durante o dia, onde é fornecida alimentação (café da manhã, almoço e janta) e são oferecidos serviços como lavanderia e organização de objetos pessoais. Uma equipe de 16 educadores faz abordagem de rua em sistema de revezamento, de segunda a domingo, das 8h às 23h, e especialmente nas baixas temperaturas, como as registradas na última semana, concentram esforços para acolher o máximo de pessoas, buscando protegê-las do frio.

O trabalho de abordagem inclui o encaminhamento a diversos serviços da Prefeitura, como atendimento médico, psicológico e de documentação, entre outros. Para isso, conta com o apoio de um grupo de trabalho formado por integrantes da Fundação Criança e secretarias de Segurança Urbana, Saúde e Serviços Urbanos.

Acompanhamento - Todos os atendidos são acompanhados pela equipe de Serviço Social, que identifica as situações individuais e busca, juntamente com os usuários, os encaminhamentos possíveis para o rompimento das situações de risco e vulnerabilidade social, incluindo a articulação com outras políticas sociais e o mercado de trabalho.

No frio, a aceitação para o acolhimento acaba sendo maior, mas muitos ainda recusam porque a liberdade da rua para alguns é mais atrativa. A medida que algumas pessoas oferecem alimentação e cobertores, sem uma articulação com o serviço público, acaba fortalecendo a permanência na rua. Isso dificulta o trabalho de inserção desse usuário nos serviços de atenção.

O telefone do Centro POP é 4126-3888 e 4126-3917, horário comercial. Já o telefone do serviço de abordagem é o 99883-4749.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.