NOTÍCIA ANTERIOR
Suco de fruta pode aumentar risco de diabetes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Segunda etapa do Mais Médicos tem mais de 3 mil inscritos
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/09/2013 | Saúde e Ciência
São Bernardo inicia vacinação contra raiva
São Bernardo inicia vacinação contra raiva Campanha de Ribeirão começou no sábado (31/08). Foto: Divulgação/PMRP
Campanha de Ribeirão começou no sábado (31/08). Foto: Divulgação/PMRP
Campanha na cidade vai até dia 28 de setembro; outros municípios já iniciaram imunização dos animais

Começou nesta segunda-feira (02/09) a campanha de vacinação contra a raiva em São Bernardo. A ação segue até 28 de setembro, com meta de vacinação de cerca de 100 mil cães e gatos. Os animais poderão ser imunizados todos os dias, exceto nos domingos, gratuitamente, em dezenas de pontos da cidade, como escolas municipais e estaduais, sedes de associações de moradores, praças públicas, estacionamentos e na sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Não há necessidade de apresentação de documentos para a vacinação do animal. Entretanto, é preciso que o proprietário tenha mais de 18 anos. O CCZ fornecerá um comprovante da vacinação do animal. A única restrição do CCZ é para as fêmeas prenhes. A orientação é que façam a vacinação após terem os filhotes.

A vacina protege contra o vírus da raiva, que percorre o sistema nervoso central até o cérebro, onde se aloja e se desenvolve, podendo levar a vítima à morte. Para sobreviver, o vírus necessita se instalar em um mamífero, que pode ser um cão, gato, cavalo, porco, boi, rato, morcegos e outros, além do homem.

Informações sobre os locais e horários podem ser obtidos no site www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/SS/Caes ou pelos telefones 4367-3306, 4365-3349 ou 4368-8153. O CCZ fica na avenida Dr. Rudge Ramos, 1.740, no Bairro Rudge Ramos.

Ribeirão – A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou a campanha neste sábado (31/08) campanha de vacinação contra raiva. Até o dia 21 de setembro, a Secretaria de Saúde e Higiene da cidade vacinará cães e gatos acima de três meses de idade. As doses estarão disponíveis no CCZ do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, e nos mais de 60 postos volantes que percorrerão a cidade durante a campanha, inclusive aos sábados e domingos.

A meta é vacinar cerca de 17,6 mil animais (15.390 cães e 2.230 gatos). O CCZ orienta que gatos sejam levados em caixas de transporte ou carrinhos de feira para evitar fugas e acidentes. Os cães devem ser levados em coleira e guia. Os mais agressivos devem ser levados com uso de focinheira e com força compatível ao animal.

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na rua Catarina Rios Giachello, 185, Jardim Boa Sorte. Informações pelo telefone 4824-3748.

Mauá – Desde 5 de agosto a secretaria de saúde de Mauá realiza a vacinação anti-rábica . A campanha vai até 9 de setembro. São 58 postos fixos de vacinação e mais cinco postos volantes para atender prioritariamente os locais de acesso mais difícil. O cronograma pode ser retirado nas Unidades de Saúde e escolas municipais, ou acessado através do site www.maua.sp.gov.br. A meta para a cidade imunizar 57 mil cães e 9,5 mil gatos.

Santo André – A Prefeitura inicia a imunização de cães e gatos entre os dias 16 e 30 de setembro. Interessados devem levar cães e gatos até um dos 120 postos volantes espalhados pela cidade, além do fixo na Gerência de Controle de Zoonose, localizada na rua Igarapava, 239, no Bairro Valparaíso. O bicho deve ter pelo menos três meses de vida para receber a vacina gratuita. A expectativa é imunizar 45 mil animais.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Neste ano, a campanha só correrá em setembro porque as vacinas ainda não foram distribuídas ao município pelo Estado.

São Caetano – Equipes itinerantes do CCZ farão a vacinação dos animais nos bairros entre 16 e 28 de setembro. A Prefeitura não divulgou a meta de vacinação da cidade. O Centro de Controle de Zoonoses aplica a vacina durante todo o ano (rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Diadema – A campanha de vacinação contra raiva no município foi realizada entre os dias 5 a 23 de agosto. O Centro de Controle de Zoonoses montou 58 postos de vacinação na cidade. No período da campanha, foram imunizados mais de 16 mil animais.

Durante todo o ano, cães e gatos podem ser vacinados no CCZ da cidade. O endereço do serviço é rua Ipoá, 40, Jardim Inamar. O telefone para informações é 0800 7710963.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6770 dias no ar.