NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeituras do ABCD elaboram Plano Regional de Resíduos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ribeirão Pires reforça sinalização de solo
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/05/2013 | Setecidades
São Bernardo inaugura última UPA
São Bernardo inaugura última UPA Lula foi presença surpresa na inauguração da última UPA de São Bernardo. Foto: Rodrigo Pinto
Lula foi presença surpresa na inauguração da última UPA de São Bernardo. Foto: Rodrigo Pinto
Inauguração UPA Silvina Ferrazópolis
Entrega contou com ministro Alexandre Padilha e presença surpresa do ex-presidente Lula


Com a presença surpresa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, São Bernardo entregou neste sábado (11/05) a nona e última unidade da rede de UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. Com investimento de R$ 5,4 milhões, a UPA Silvina/Ferrazópolis beneficiará cerca de 150 mil moradores dos bairros Parque Selecta, Montanhão, Ferrazópolis e Silvina. O equipamento, localizado na avenida Doutor José Fornari, 509, Ferrazópolis, funcionará a partir das 19h deste sábado.

A partir da entrega da UPA e da construção da UBS Montanhão, o prefeito Luiz Marinho avalia que a região terá uma boa estrutura de saúde. “Hoje a saúde pública em São Bernardo está atendendo melhor que a saúde privada”, destacou. Lula concordou na avaliação de Marinho. “São Bernardo é uma das poucas cidades do Brasil onde a saúde não aparece como o principal problema da população”, comentou.

Com 1.181 m² de área construída, a unidade conta com oito leitos para adultos, quatro infantis, dois leitos para atender casos de emergência, laboratório de análises, salas de medicação e nebulização, farmácia 24h, base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e sala vermelha com equipamentos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

A UPA também terá capacidade para fazer exames radiológicos e eletrocardiogramas, além de uma sala preparada para realizar partos, em casos emergenciais. Além de contribuir com a construção do equipamento, o governo federal assumirá metade do custeio da UPA, orçado em R$ 2,1 milhões anuais.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda lembrou que as UPAs, ao organizarem uma rede de Atenção as Urgências, contribuem para desafogar o atendimento nos prontos-socorros. “No Brasil, em média a cada 100 pacientes que chegam nas UPAs, 27 conseguem resolver seus problemas na própria unidade. Aqui em São Bernardo esse número é ainda maior: de cada 100 pessoas, 99 conseguem resolver seus problemas nas UPA”, destacou.

Mudança - Com a inauguração, o serviço de pronto-atendimento que funciona dentro da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Silvina será transferido para a nova unidade e o espaço será utilizado para ampliação do programa Brasil Sorridente na cidade.

Além da UPA inaugurada neste sábado, São Bernardo possui as unidades nos bairros Vila São Pedro, Demarchi/Batistini, Rudge Ramos, Paulicéia/Taboão, Riacho Grande, União/Alvarenga, Alves Dias/Assunção e Baeta Neves.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.