NOTÍCIA ANTERIOR
Reabertura de aterro trará economia de R$ 12 milhões a Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aniversário de Ribeirão tem show, missa e protesto
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/03/2014 | Setecidades
São Bernardo ganhará parque
São Bernardo ganhará parque Prefeitura vai construir no Jardim Ipê o Parque das Nascentes, em área que hoje é depósito de lixo. Foto: Andris Bovo
Prefeitura vai construir no Jardim Ipê o Parque das Nascentes, em área que hoje é depósito de lixo. Foto: Andris Bovo
Prefeitura vai construir no Jardim Ipê o Parque das Nascentes, em área que hoje é depósito de lixo

Faz cerca de três anos que os moradores da região do Alvarenga usam um terreno entre as ruas das Sequoias e Carlos Copeinski, no Jardim Ipê, em São Bernardo, como depósito de lixo. Animais domésticos mortos, móveis velhos, restos de materiais de construção civil e resíduos são descartados irregularmente, o que atrai ratos e insetos. Mas o local vai abrigar um parque e a Prefeitura discutirá a solução com os moradores ainda neste mês.

“Há dias em que ninguém aguenta o cheiro de carniça. Vivo com janelas e portas fechadas”, disse a nutricionista Gisele Dragojevic, 43 anos, que mora perto.

De acordo com Gisele, o problema de descarte irregular de resíduos começou em 2011, quando a Prefeitura iniciou o Projeto de Urbanização do Alvarenga, com remoção de 679 moradias da beira do córrego.

Após a remoção, a Prefeitura demoliu moradias precárias, retirou entulho, fez terraplanagem e obras de drenagem. Quando finalizou os trabalhos, os moradores iniciaram o descarte irregular.

Em nota, São Bernardo explicou que já possui projeto de parque linear para a área, o Parque das Nascentes, que permitirá a recuperação de nascentes e plantação de mata ciliar (característica de beira de rios e lagos). As obras tiveram de ser reprogramadas junto à Caixa Econômica Federal por necessidade de acréscimo de serviços que só puderam ser levantados após a remoção das famílias que moravam na área.

De acordo com a Prefeitura, um novo cronograma será apresentado e pactuado com os moradores do Jardim Ipê ainda neste mês. A Administração informou que realiza capinação a cada 70 dias e retirada de entulhos periodicamente.

O bairro conta com dois PEVs (Pontos de Entregas Voluntárias), que recebem resíduos. Os pontos estão nas escolas municipais Rogério da Rosa e Carlos Gomes, ambas na estrada dos Casas.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.