NOTÍCIA ANTERIOR
Shopping ABC recebe loja especializada em produtos natalinos - LarDeco
PRÓXIMA NOTÍCIA
Suposto ‘'toque de recolher'’ assusta Diadema
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/10/2012 | Setecidades
São Bernardo entrega mais 84 moradias populares
São Bernardo entrega mais 84 moradias populares Famílias recebem as chaves do novo lar. Foto: Amanda Perobelli
Famílias recebem as chaves do novo lar. Foto: Amanda Perobelli
Prefeitura finalizou projeto habitacional do Jardim Esmeralda

Mais 84 famílias de São Bernardo ganharam um endereço na tarde desta terça-feira (30/10) em São Bernardo. Sem a presença do prefeito Luiz Marinho (PT), que teve uma "indisposição" pela manhã, de acordo com a assessoria de imprensa da Administração, a Prefeitura entregou mais uma leva de moradias do Conjunto Habitacional Jardim Esmeralda. Agora, são 564 moradias entregue na comunidade, finalizando o projeto proposto para a área de assentamentos precários.

A secretaria de Habitação, Tássia Regino, afirmou durante o evento de entrega das chaves que mais moradias serão entregues até o fim do ano, completando assim cerca de cinco mil unidades construídas pela atual gestão. O planejamento habitacional montado pelo governo de Marinho aponta que só será possível sanar o déficit habitacional do município, que está em torno de 38 mil famílias, em 2028, e se as metas forem cumpridas ano a ano até a data.

“O Ministério das Cidades pede que as prefeituras utilizem 1% do seu orçamento para operar os problemas de moradia. As médias das cidades é de 0,7% e nós (Prefeitura de São Bernardo) usamos cerca de 2,5%. É muita coisa. Temos um planejamento ousado que é de colocar em prática tudo o que já foi propostos nos planos de governo e criar novos projetos ao mesmo tempo. Mas a diretriz do governo é essa e estamos trabalhando assim", explicou Tássia.

A nova moradora do apartamento 22, logo no andar térreo, a empregada doméstica Maria dos Santos, 43 anos, recebeu o apartamento da Prefeitura já com todo o acabamento de pisos, pinturas de parede e gesso no teto. Maria tem uma filha transplantada e requer cuidados especiais. “Precisava de tudo prontinho pra trazer ela. Agora vamos ter mais estrutura para cuidar dela. Antes chovia e molhava toda a casa, e não tinha um minuto de paz. Acredito que agora teremos uma vida mais tranquila.”

Chuvas e alagamentos – Sobre o período de fortes chuvas que se aproxima com a chegada do verão, que costuma causar alagamentos e deslizamento de encostas onde há habitações irregulares, a secretária afirmou que as quase cinco mil moradias entregues e projetos de urbanização implantados nos últimos quatro anos surtirão efeito.

“São mais de 10 mil pessoas seguras, longe de áreas de risco. As piores, inclusive. Isso sem falar que a cada apartamento que entregamos é uma moradia que estava alugada pelo Renda Abrigo (programa de aluguel social do município) que fica disponível. Se precisarmos levar emergencialmente pessoas para casas alugadas, vamos poder.”

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.