NOTÍCIA ANTERIOR
Barack Obama e Papa Francisco são os líderes da ''Twiplomacia''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Android alcança 67% de participação em tablets no 2º trimestre, diz estudo
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/07/2013 | Tecnologia
São Bernardo é escolhida em projeto de banda larga
São Bernardo é escolhida em projeto de banda larga Foto: Divulgação - Diário Online
Foto: Divulgação - Diário Online
São Bernardo foi um dos três municípios escolhidos no Estado para fazer parte da experiência-piloto do projeto Telecom, que é uma iniciativa da Fiesp e do Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) que tem como objetivo levar banda larga para distritos industriais ou bairros com grandes concentrações de empresas produtivas. As outras duas cidades são Jundiaí e Bragança Paulista.

Ontem foi a primeira reunião desse projeto, na sede da regional do Ciesp em São Bernardo. O foco foi discutir os problemas de acesso à internet no bairro Cooperativa, que reúne mais de 80 fabricantes, e buscar soluções, em conjunto com operadoras. A entidade já vem trabalhando para resolver série de gargalos desse bairro: problemas de queda de energia elétrica, de congestionamento do trânsito e de segurança, e também de falta de conexão à rede de computadores e, segundo o diretor titular da regional no município, Hitoshi Hyodo, a nova iniciativa converge para atender essa última demanda das empresas. O dirigente acrescenta que na área até existe o serviço de internet. “Mas é caro e de péssima qualidade”, assinala.

Presente ao encontro, o presidente da TelComp (Associação Brasileiras das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) – entidade sem fins lucrativos que reúne mais de 50 companhias –, João Moura, cita que o projeto faz parte do trabalho com o Ciesp para identificar regiões que não são bem atendidas por serviços de conectividade, seja porque as empresas estão sujeitas a preços muito altos, baixa qualidade ou ambos os problemas. Resolver a questão é importante, já que atualmente estar conectado é vital no mundo dos negócios. Um exemplo é a relação com o Fisco: com o advento da Nota Eletrônica, a comunicação com as secretarias de Fazenda é feita via on-line. O gerente de TI (Tecnologia de Informação) da indústria gráfica Mácron, Luiz Fernando Campanha, considera que a ação é bem-vinda não só pela questão fiscal, mas porque em seu segmento há muito tráfego de informações com os clientes. “Sem internet não se faz nada e os negócios param”, diz.

Depois desse primeiro encontro, a TelComp vai iniciar, em breve, junto com a regional do Ciesp, levantamento mais detalhado das necessidades de internet das empresas. Porém, Moura afirma que, como o bairro reúne grande número de empresas, já há interesse de operadores em fazer investimentos em fibra ótica no Cooperativa.

Por Leone Farias - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.